Ciclone no Uruguai e frente fria podem causar temporais do Oeste ao Litoral Sul de SC; veja previsão

23 de junho de 2021 335

A formação de um ciclone extratropical no Uruguai, somado ao avanço rápido de uma frente fria na região Sul do Brasil, traz risco de temporais isolados para algumas regiões de Santa Catarina na próxima quinta-feira (24). 

Há alerta para tempestades com rajadas de vento, raios e queda de granizo do Oeste ao Litoral Sul do Estado. Os riscos são maiores para as cidades da divisa com o Rio Grande do Sul, segundo alerta da Defesa Civil de SC desta terça (22). 

Segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, os ventos podem atingir 90km/h nas mesmas regiões, durante os temporais. Para as demais áreas do Estado, que abrangem Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, as rajadas não devem ultrapassar os 60km/h.

De acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas, os temporais devem ocorrer principalmente durante a tarde de quinta entre o Oeste e Meio-Oeste e avançar para as demais regiões à noite.

Um alerta do mesmo órgão, no início da semana, chegou a prever impacto mais forte ao Estado, com ventos que poderiam superar os 100 km/h. A previsão, no entanto, não se confirmou até a noite desta terça pelo monitoramento meteorológico. 

(Foto: Diórgenes Pandini/Arquivo DC)

Fonte: DC