Cientistas desenvolvem tela de celular que regenera a si própria
1 de janeiro de 2021
547
| Rachaduras podem ser reparadas em vinte minutos Foto: Ali Abdul Rahman | Unsplash |
Quem nunca deixou o celular cair no chão que atire a primeira pedra. Mas já imaginou ter um aparelho com uma tela que regenera a si mesma? Não é mágica, é ciência! Pesquisadores do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia (KIST) criaram uma tela de smartphone feita de microcápsulas de óleo de linhaça capazes de reparar até 95% do dano, em caso de acidentes.
Os desenvolvedores revestiram as microcápsulas com o plástico super flexível poliimida incolor e incorporaram óleo de linhaça à tecnologia. Os testes de laboratório indicam que, quando ocorre a quebra, o óleo vaza em direção à área danificada, endurecendo nas fissuras e reparando 95% do dano.
O processo de “autocura” leva horas, mas, se exposto a altas temperaturas ou à luz violeta, pode ser concluído em apenas 20 minutos.
O artigo foi publicado pela revista científica ScienceDirect no dia 15 de dezembro, mas a inovação ainda não tem data para chegar ao mercado
O artigo foi publicado pela revista científica ScienceDirect no dia 15 de dezembro, mas a inovação ainda não tem data para chegar ao mercado
MAIS LIDAS
“Rainha do gozo farto” atraía vítimas em site adulto: “22 cm de dote”
AMOR E SEXO
26 de março de 2026
Vorcaro relatou que Motta queria “saber de tudo no detalhe”
POLÍTICA
16 de março de 2026
Câmara aprova PL que dá R$ 5 mil para mulheres terem arma; MP é contra
POLÍTICA
16 de março de 2026
‘Prévia do PIB’: economia cresce 0,8% em janeiro, mostra indicador do BC
ECONOMIA
16 de março de 2026
BRB recorre de decisão que proíbe uso de imóveis para capitalização
JUDICIÁRIO
17 de março de 2026