Cientistas testam medicamento que pode dar imunidade contra a Covid-19
Cientistas britânicos descobriram o que pode ser uma nova ferramenta na luta contra a Covid-19. De acordo com uma matéria publicada pelo jornal The Guardian na segunda-feira (28), os profissionais estão testando um novo medicamento que pode impedir que alguém desenvolva o vírus após se expor à doença nos oito dias anteriores.
De acordo com os cientistas, o tratamento poderia ser realizado em pacientes internados em hospitais e residentes de lares. Além disso, quem vive com familiares que pegaram Covid-19 e estudantes universitários também poderiam receber o medicamento, revelou a matéria, que também explicou que o paciente seria tratado com uma terapia de anticorpos que conferiria imunidade instantânea.
De acordo com os cientistas, o paciente seria tratado com uma terapia de anticorpos que conferiria imunidade instantânea. (Foto: reprodução)
Chamada de AZD7442, o medicamento foi desenvolvido pela University College London Hospitals NHS Trust (UCLH) em parceria com o laboratório AstraZeneca, empresa farmacêutica que também trabalha no lançamento da vacina da Universidade de Oxford contra a Covid-19.
Medicamento já para 2021
Para os cientistas, a expectativa é a de que medicamento possa estar disponível em março ou abril de 2021. Mas, para isso, a droga precisa ser aprovada e regulamentada antes. Ainda segundo ele, o remédio deve ser eficaz contra a doença entre seis meses e um ano.
Os participantes do programa de testes recebem o coquetel de anticorpos em duas doses, uma após a outra. A expectativa é de que a terapia ofereça proteção a parte da população, até que todos estejam vacinados.