Cinco nomes despontam como pré-candidatos a prefeito de Porto Velho, Banda do Vai Quem Quer desfila dia 10, prazo para filiação de candidatos finda em abril
Eleições – O ano é político, pois em outubro próximo teremos eleições municipais a prefeitos, vices e vereadores, mas o assunto predominante, nos últimos dias é o Carnaval, maior festa popular do Brasil, talvez a maior do mundo. Em Rondônia praticamente tudo gira, no tocante a Carnaval, e o desfile da tradicional Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), que ocorrerá no dia 10, com início do desfile às 17h com saída na Praça das Três Caixas D´Água, área central da capital é o assunto do momento. A BVQQ é o maior bloco carnavalesco do Norte do País e leva em seus desfiles em média 150 mil pessoas às ruas de Porto Velho em clima de muita alegria e descontração.
Pesquisa – Com as eleições municipais a pouco mais de 9 meses as lideranças políticas estão ampliando a mobilização e as empresa especializadas em pesquisas eleitorais já estão colocando os “times em campo”. O Instituto Phoenix, do experiente Juvenil Coelho, já realizou uma rápida sondagem eleitoral em Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado, cerca de 330 mil eleitores em 2022, para saber a preferência do portovelhense sobre o futuro administrador municipal. Destaques para cinco nomes de políticos jovens, outros mais experientes, que foram apontados, de forma espontânea pelos entrevistados com condições de sucesso nas urnas nas eleições programadas para este ano.
Pesquisa II – Destaques para três políticos jovens, mas com militância política participativa na capital como o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz, que se elegeu pelo Patriota, partido que se fundiu ao PTB criando o PRD, que já foi vereador em Porto Velho; ex-deputada federal e ex-vereadora da capital, Mariana Carvalho (Republicanos) e o deputado federal, e ex-secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo (UB). A ex-senadora Fátima Cleide (PT) e o advogado Samuel Costa, que deixou recentemente o PCdoB também estiveram entre os mais bem votados na pesquisa do Phoenix, que apresentou números de 2,3% a 11,7%.
Pesquisa III – Outra sondagem popular do Phoenix foi relacionada ao trabalho do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), que está no último ano do segundo mandato consecutivo. Ficou evidente na pesquisa realizada pelo instituto especializado, que Hildon mantém aprovação considerada, até acima da média, pelos entendidos no ramo de consultadas populares. É que recentemente foram publicadas pesquisas sobre aprovação da administração de Hildon, que apresentaram números elevados e, muita gente, contestou, mas eles não estão fora da realidade. Segundo o Phoenix, mais de 61% dos entrevistados disseram que Hildon e sua equipe cumpriram com a maioria de os compromissos assumidos com a população.
Vereador – O assunto já foi abordado pela coluna em várias oportunidades, mas devido à importância mais uma vez alertamos a quem pretenda candidatar-se a vereador ou a prefeito nas eleições de 6 outubro próximo, que o prazo máximo para filiação partidária é 6 de abril. "A filiação a uma agremiação partidária e o domicílio eleitoral são alguns dos requisitos previstos na Constituição Federal para que a pessoa seja elegível". Lembramos também, que para ser candidato é necessário ter nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, a idade mínima de 21 anos para se candidatar a prefeito ou a vice-prefeito, e a idade mínima de 18 anos para vereador. Abril está chegando e fevereiro é um mês “nanico”, de apenas 29 dias.
Respigo
O prazo para pagamento do IPTU com desconto de 10% está chegando ao fim. A partir de 1º de fevereiro o desconto cai de 10% para 5%, portanto quem pretende ter um desconto maior, o último dia é quarta-feira (31) +++ A partir do próximo dia 19 serão iniciadas as aulas na Escola do Legislativo (EL) da Assembleia Legislativa (Ale), que visa a qualificação permanente dos servidores públicos do legislativo estadual e das demais áreas públicas (federal, estadual e municipal). A grade está pronta, as inscrições estão abertas aos servidores da Casa do Povo +++ Após o encerramento as vagas serão liberadas aos demais órgãos. Segundo o diretor-geral da EL, Alexandre Silva, as vagas excedentes serão disponibilizadas à comunidade +++ Em fevereiro estarão disponíveis, após o dia 20, oito cursos com aulas na sede da escola em Porto Velho. Os cursos são gratuitos e os alunos que cumprem a carga horária recebem certificados de conclusão.