Com Os Dias Contados, Lula Faz De Tudo Para Travar A Operação Lava-Jato

A fuga frustrada
Lula sabe muito mais que qualquer um, uma hora ou outra será, a expressão “ir para o xilindró” se materializará sobre ele. Não é à toa que hoje mesmo (20/12) lançou mais uma investida contra a Operação Lava-Jato. O procurador #Deltan Dallagnol – coordenador da força-tarefa da operação – foi alvo de um pedido de indenização do ex-presidente, o valor: um milhão de reais.
A acusação se baseia em uma entrevista à imprensa, cedida por Deltan, na qual é apresentada um arquivo de PowerPoint que apontava Lula como protagonista, num esquema de corrupção passiva e lavagem de dinheiro relativo à Petrobrás.
O juiz Carlo Mazza Melfi foi o magistrado nessa ocasião, e numa sentença de dezessete páginas, esfacelou o pedido, frustrando, um pouquinho mais, o escape desesperado de Lula.
Não é a primeira vez que o ex-presidente tenta acusar Deltan de alguma infração. Visto que até hoje questiona o progresso da investigação contra si. O procurador, na ocasião, entregou sua máxima: “A força-tarefa não teria oferecido denúncia contra Lula se não tivesse provas consistentes” (via ImprensaViva); e parece que a preservará o quanto puder, em sua luta ininterrupta contra a corrupção.
O que pode mudar em 2018
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 4° Região já determinou desde o dia doze (12) de dezembro o julgamento em segundo instância pelo caso do triplex de Lula para o dia vinte e quatro (24) de janeiro de 2018 – convenientemente alguns dias antes dos funcionários do STF voltarem de recesso.
Se o caso realmente for confirmado e Lula “for para o xilindró”, ele se tornará inelegível pelo fato de ser julgado por um órgão colegiado. O que, obviamente, excluiria toda e qualquer chance dele voltar ao poder em 2018.
O ex-presidente se defende de todas as acusações: de acordo com ele, os policiais federais invadiram sua residência e não acharam nenhuma prova. Mesmo que tenha sido exposto ao público há certo tempo uma foto, na qual é apresentada Lula e Léo Pinheiro dentro do triplex em Guarujá.
Só o futuro dirá o que vai acontecer, porém já podemos imaginar um cenário político em que Lula não estará presente entre os candidatos. Emergindo assim, uma chance para o candidato da direita Jair Bolsonaro (PEN/Patriota); mas ainda assim, alguns pessimistas da direita temem a possibilidade de que os partidos de esquerda se unam sob um só nome e possam causar uma verdadeira rivalidade. #Lava Jato #Polícia Federal