COMUNIDADE DE NOVA MUTUM PARANÁ RECEBE INFORMAÇÕES SOBRE OS ESTUDOS DE MERCÚRIO NA REGIÃO COM OFICINAS E PALESTRAS PROMOVIDAS PELO OBSERVATÓRIO AMBIENTAL JIRAU
Uma programação especial promovida pela equipe do Observatório Ambiental Jirau movimentou a comunidade de Nova Mutum Paraná. De acordo com a Consultora de Educação Ambiental do Observatório, Yanamara Canedo, as atividades foram realizadas nas escolas da localidade e na sede do Observatório com o objetivo de divulgar os estudos sobre o mercúrio na região. “Escolhemos a palestra sobre o Programa de Monitoramento Hidrobiogeoquímico porque a Energia Sustentável do Brasil desenvolve estudos sobre o mercúrio na região há nove anos e acreditamos ser interessante repassar mais uma vez estas informações para os alunos”, ressaltou.
Nas oficinas de mini terrário as crianças aprenderam a fazer pequenos jardins dentro de vasilhas com ou sem tampas. O mini terrário simula um microambiente autossustentável em equilíbrio, onde é possível simular o ciclo da água e do carbono. Por meio das oficinas, as crianças foram orientadas a conservar seu “pequeno mundo vivo”, aprendendo, portanto, os princípios dos cuidados com o meio ambiente. “Na semana do Meio Ambiente, que ocorrerá em junho, vamos verificar quem conseguiu cuidar bem do seu pequeno jardim”, explicou Yanamara Canedo.
A Presidente da Associação de Mulheres de Nova Mutum Paraná, Ana Arruda, gostou de participar e contribuir com as oficinas de mini terrário. “As crianças ficaram animadas com seus pequenos jardins e eu também, pois aprendi bastante. Os vasos ficaram lindos”, disse. O aluno do Colégio Einstein, José Willian, de nove anos, foi um dos mais empolgados da sua turma com a atividade e ficou atento a cada etapa do plantio. “Eu achei que o meu mini terrário ficou bonito e vou cuidar bem dele”, contou.
As atividades marcaram o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.