Congresso discute mandato de cinco anos e fim da reeleição, Porto Velho testa semáforos inteligentes, a interminável obra da Prefeitura de Rolim de Moura
Reeleição – Temas da maior importância estão sendo discutidos no Congresso. São as duas PECs (Propostas de Emendas Constitucional), que fixa o mandato de cinco anos para os próximos presidentes da República, governadores, prefeitos e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o fim da reeleição para os cargos Executivos. “Vou pautar e vai passar”, disse o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, alertando, que para os ministros da Suprema Corte, o mandato de cinco anos será somente para os próximos integrantes a serem indicados, não para os atuais, que –infelizmente– se aposentarão quando completarem 75 anos. Já o mandato de cinco anos para cargos Executivos chega em boa hora.
Reeleição II – Até a Constituição de 88 os candidatos a cargos executivos tinham mandatos de cinco anos sem direito à reeleição. Poderiam ficar de fora do mandato seguinte e concorrer novamente no subsequente. Hoje o mandato é de quatro anos com direito a uma reeleição. Acreditamos que o mandato de cinco ano será muito mais eficiente, pois no de quatro, o eleito passa o primeiro ajustando a “máquina” administrativa, e tem somente o segundo e o terceiro para trabalhar, porque no quarto tem que buscar a reeleição e nem sempre consegue realizar um trabalho eficiente, para atender a demanda da população. Se reelegendo tem que no primeiro ano, a exemplo do mandato anterior, “tapar os buracos” do último ano, onde normalmente se faz muita política e pouco de prático no plano administrativo. Que o fim da reeleição e o mandato de cinco anos sejam aprovados.
Semáforos – Informação das mais positivas da Secretaria Municipal de Trânsito. Mobilidade e Transporte-Semtran, que estão sendo instalados semáforos inteligentes em Porto Velho. Em períodos de testes estão funcionando quatro semáforos. A meta é melhorar o fluxo de trânsito na capital que é dos mais complicados com engarrafamentos constantes em horários de picos, além de a falta de conscientização de motoristas e principalmente de motoqueiros, que usam e abusam da velocidade, de ultrapassagens pela direita, “furos” em semáforos dentre outras irregularidades, que são constantes, porque a fiscalização é deficiente favorecendo a prática do ilícito. O novo equipamento é regulado para funcionar de acordo com o fluxo de trânsito durante o dia. Isso já ocorre há tempo no cruzamento das avenidas Imigrantes e Chiquilito Erse, de forma positiva. Falta melhor fiscalização e orientação, porque os “apressadinhos” não estão nem aí com a condução dos veículos de forma correta.
Prefeitura – O jornal eletrônico de Rolim de Moura, “Rolim Notícias” publicou matéria questionando o andamento das obras de construção do novo Paço Municipal de Rolim de Moura, que foi iniciado em janeiro de 2022, pelo ex-prefeito Luizão do Trento com previsão de conclusão em 420 dias, e estava orçado em R$ 4,5 milhões. A obra está paralisada e o que foi feito sendo deteriorado devido à ação do tempo. Uma parte está concluída e ocupada pela Secretaria da Fazenda e o prédio antigo, de madeira, construído na época do governador Jorge Teixeira, que está necessitando de reparos abriga o restante do “complexo” administrativo. A paralisação das obras ocorreu devido a um entrevero entre a câmara de vereadores e o ex-prefeito Luizão. Não seria o momento de resolver a situação e concluir a obra?
Cursos – A Assembleia Legislativa (Ale), presidida pelo deputado Marcelo Cruz (Sem Partido), mantém a Escola do Legislativo (EL), que tem como finalidade específica aperfeiçoar a mão de obra do serviço público, com prioridade para o legislativo estadual, mas com parceria com todos os órgãos públicos (federal e estadual), além das câmaras de vereadores e prefeituras. A iniciativa privada também é favorecida com parcerias com entidades e empresas e a comunidade com as vagas excedentes. Esta semana estão sendo realizados três cursos (Oratória, Libras e Edição de Vídeos em Celular) em Pimenta Bueno, Ouro Preto do Oeste e Ariquemes, respectivamente. Ao final dos cursos “os participantes recebem certificados de conclusão valorizando seu currículo”, argumenta o diretor-geral da EL, Alexandre Silva.
Respigo
O Brasileirão está chegando ao fim, com a última rodada ocorrendo esta semana, o Palmeiras tem tudo para conseguir mais um título brasileiro, pois está com três pontos a frente dos segundos colocados (Atlético-MG e Flamengo). Para perder o título o Palmeiras precisa ser derrotado pelo Cruzeiro, na próxima e última rodada, de preferência com placar elástico, e o Atlético ou o Flamengo vencerem por goleadas seus últimos jogos contra Fortaleza e São Paulo, ambos fora +++ Expectativa de o Orçamento do Estado de Rondônia para 2024 ser analisado nas reuniões da Assembleia Legislativa (Ale) da semana (terça-feira e quarta-feira próximas). Ele deveria ser aprovado até o dia 15 de novembro último, em razão de ser o primeiro ano de mandato +++ O Orçamento 2024 já está na Ale-RO, mas como deverá ser reavaliado, ainda, não foi encaminhado às comissões permanentes da Casa de Leis. Se não for discutido, votado e aprovado até o próximo dia 20, o Governo do Estado iniciará o ano com o Orçamento 2023 acrescido de 1/12 avos, até que os deputados retornem do recesso em fevereiro, para colocar o de 2024 na pauta.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
