Conheça os 4 remédios caseiros comprovados para a tosse

8 de agosto de 2022 305

Um ótimo remédio caseiro para tosse é o suco de guaco com cenouras que, devido à característica de uma via aérea aumentada, é capaz de aliviar a tosse com escarro e promover o bem-estar. Além disso, o chá de gengibre com limão também é uma boa opção, pois é chamado de tosse seca devido à sua ação anti-inflamatória e antisséptica. 

Para completar esses remédios caseiros, você também pode comer um copo de água em temperatura ambiente com 1 colher cheia de mel, pois ajuda a hidratar as cordas vocais, acalmar toda a área da garganta e reduzir a tosse.

No entanto, é importante determinar a causa da tosse, especialmente quando é constante, para que o tratamento seja direcionado e eficaz. Confira as principais causas da tosse contínua e o que fazer.

1. Tosse seca

Imagem: Reprodução/Google

Para o tratamento da tosse seca, um remédio caseiro maravilhoso é o chá de gengibre com limão, que tem propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda a reduzir a irritação na garganta e nos pulmões, além de remover congestão brônquica e aliviar a tosse seca.

Este chá também pode ser usado como um tratamento de tosse caseiro em crianças porque não tem efeitos colaterais.

Ingredientes

  • 5 g de raiz de gengibre.
  • Suco de 2 limões.
  • 1 colher de chá de mel.
  • 1 litro de água.

Modo de encenação

Para preparar este tratamento, ferva o gengibre e a água em fogo baixo até que a mistura seja reduzida para metade do tamanho inicial e, em seguida, desligue o fogo, filtre e adicione suco de limão. No final, 1 colher de chá de mel pode ser adicionada ao adoçante. O mel não deve ser usado em bebês menores de 2 anos.

Você deve comer 1 colher de sopa deste chá a cada 4 horas enquanto a tosse continua. 

2. Tosse no bebê

Imagem: Reprodução/Google

A tosse de uma criança pode ser controlada usando alguns remédios caseiros, como chá de limão com mel, no entanto, só deve ser usado em crianças com mais de 2 anos de idade, pois antes dessa idade a criança não desfruta de uma imunidade totalmente desenvolvida. 

O chá de limão com mel ajuda a aliviar a tosse, o congestão nasal e a dor de garganta, o que também é bom para melhorar a digestão.

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão.
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de encenação

Deixe ferver na panela coberta por 10 minutos e adicione suco de limão e mel. Sirva ao bebê em pequenas quantidades quando estiver quente.

Outra dica é colocar algumas gotas de água salgada no nariz do bebê antes de amamentar e limpar o nariz com o cotonete do bebê, o que também ajuda a aliviar a tosse. Confira outras dicas para combater a tosse no seu bebê.

3. Tosse com escarro

Imagem: Reprodução/Google

A opção para o tratamento domiciliar para tosse com escarro é o suco de Guaco com cenouras, pois possui propriedades expansadas brônquicas e irradiadas, o que ajuda a eliminar o excesso de escarro e permite que você respire melhor. Além disso, adicionando hortelã ao suco, é obtida uma propriedade anti-inflamatória, que reduz episódios de tosse, especialmente em casos de gripe, bronquite ou asma.

Ingredientes

  • 5 folhas de Guaco.
  • 1 cenoura
  • 2 ramos de hortelã.
  • 1 colher de chá de mel.
Fonte: REDE BRASIL NEWS