Conheça os últimos avanços em pesquisas e tratamentos de câncer

18 de junho de 2024 76

Conheça ainda a revolucionária técnica com células CAR-T

Os avanços recentes na pesquisa e tratamento do câncer têm sido notáveis. Aqui estão alguns dos destaques:

Globalmente, os tipos de câncer mais comuns são: pulmão (2,09 milhões de casos), mama (2,09 milhões de casos), colorretal (1,8 milhão de casos), próstata (1,28 milhão de casos).

Tratamentos de Ponta para o Câncer

Os tratamentos de ponta para o câncer incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, terapia-alvo, imunoterapia, geneterapia e transplante de medula óssea. Além disso, a terapia com células CAR-T e a terapia-alvo são consideradas tratamentos de ponta.

Avanços Previstos no Tratamento do Câncer nos Próximos 10 Anos

Os avanços futuros no tratamento do câncer incluem a expansão do uso da imunoterapia e da terapia-alvo, bem como o desenvolvimento de novas técnicas de diagnóstico e tratamento baseadas em inteligência artificial.  Além disso, a terapia com células CAR-T, que já está em uso, deve continuar a evoluir e a se expandir para tratar mais tipos de câncer.

A terapia com células CAR-T é uma forma inovadora de imunoterapia que utiliza o próprio sistema imunológico do paciente para combater o câncer. Aqui está uma explicação detalhada:

O que são células CAR-T?

CAR é a abreviação de Receptor de Antígeno Quimérico. As células T são linfócitos, um tipo de célula de defesa do sistema imunológico que reconhece elementos estranhos ao corpo (antígenos) e gera anticorpos contra os invasores, incluindo células cancerígenas.

Como é feita a terapia por células CAR-T?

Na terapia com células CAR-T, as células de defesa (linfócitos T) são extraídas do paciente e modificadas em laboratório para que, ao serem devolvidas para o paciente, possam combater o câncer. Essas células são geneticamente modificadas para produzir receptores de antígenos quiméricos (CARs) que podem reconhecer e atacar as células cancerígenas.

Por que esse tratamento é tão inovador?

A terapia com células CAR-T é considerada um grande avanço no tratamento do câncer, pois representa uma nova forma de tratar alguns tipos de câncer, utilizando a reprogramação das células de defesa do corpo para criar um medicamento único, com o máximo de personalização. Este tratamento traz benefícios para os pacientes, ao tangibilizar novas possibilidades de tratamento e até mesmo um potencial de cura para doenças até então sem opções terapêuticas.

Quais tipos de câncer podem ser tratados com essa terapia?

Atualmente, a terapia CAR-T é usada apenas no tratamento de dois tipos de câncer, leucemia (leucemia linfoide aguda de células B) e linfoma (linfoma não Hodgkin de células B). No futuro, espera-se expandir o uso da terapia celular para outros tipos de cânceres no sangue, como mieloma múltiplo e leucemia mieloide aguda. Se os testes continuarem a apresentar resultados promissores, o tratamento pode ser utilizado até em tumores sólidos, como glioblastoma e melanoma.

Quais são os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais da terapia com células CAR-T podem variar dependendo do paciente e do tipo de câncer. É importante discutir os possíveis efeitos colaterais com o médico antes de iniciar o tratamento.

  1. Imunoterapia: A imunoterapia, que usa o próprio sistema imunológico do corpo para combater o câncer, tem sido um grande avanço. Um exemplo é a terapia com células CAR-T, que tem mostrado resultados promissores no tratamento de doenças oncológicas do sangue, como mieloma múltiplo, leucemia e linfoma de células B.

  2. Terapia-alvo: A terapia-alvo usa medicamentos ou outras substâncias para atacar especificamente as células cancerígenas, com base nas mutações genéticas e determinados genes dos tumores.

  3. Anticorpos Monoclonais: Os anticorpos monoclonais, considerados drogas inteligentes, funcionam como mísseis teleguiados que atacam apenas as células cancerosas.

  4. Inteligência Artificial (IA): A IA está sendo usada para processar grandes quantidades de dados e identificar padrões complexos que podem influenciar o direcionamento do tratamento.

  5. Dados e Estatísticas dos Tumores Mais Comuns aos Mais Agressivos

    Os tipos de câncer mais comuns são:

  6. Em homens no Brasil (2023): Próstata (30,0%), Cólon e Reto (9,2%), Traqueia, Brônquio e Pulmão (7,5%), Estômago (5,6%), Cavidade Oral (4,6%).

  7. Em mulheres no Brasil (2023): Mama feminina (30,1%), Cólon e Reto (9,7%), Colo do útero (7,0%), Traqueia, Brônquio e Pulmão (6,0%), Glândula Tireoide (5,4%).

  8. Essa terapia já está disponível no Brasil?

  9. Prevenção

    A prevenção do câncer envolve a adoção de um estilo de vida saudável e a redução da exposição a fatores de risco. Aqui estão algumas dicas para prevenir o câncer:

  10. Não fume: Fumar libera mais de 7.000 compostos e substâncias químicas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar é fundamental para a prevenção de diversos cânceres.

  11. Alimentação saudável: Uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evitar os alimentos ultraprocessados, pode prevenir o câncer.

  12. Lembre-se, a prevenção primária visa impedir que o câncer se desenvolva, enquanto a prevenção secundária visa detectar e tratar doenças pré-malignas ou cânceres assintomáticos iniciais. É sempre importante consultar um profissional de saúde para obter conselhos personalizados.

  13. Mantenha o peso corporal adequado: Manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer.

  14. Pratique atividades físicas: A prática regular de atividade física está associada à redução do risco do desenvolvimento de vários cânceres.

  15. Evite o consumo de bebidas alcoólicas.

  16. Evite o consumo de carnes ultraprocessadas.

  17. Evite exposição ao Sol entre 10h e 16h.

  18. Evite exposição à substâncias industriais.

Fonte: ALAN ALEX
PAINEL POLITICO (ALAN ALEX)

Alan Alex Benvindo de Carvalho, é jornalista brasileiro, atuou profissionalmente na Rádio Clube Cidade FM, Rede Rondovisão, Rede Record, TV Allamanda e SBT. Trabalhou como assessor de imprensa na SEDUC/RO foi reporte do Diário da Amazônia e Folha de Rondônia é atual editor do site www.painelpolitico.com. É escritor e roteirista de Programas de Rádio e Televisão. .