Contas públicas aprovadas são obrigações não favores dos governantes, deputados zeram a pauta e Ale-RO entra em recesso, os 15 anos da Revista Ponto E de Cacoal
Contas – No Brasil é comum presidentes da República, governadores e prefeitos se alto-exaltarem por terem as contas aprovadas pelos Tribunais de Contas, sejam da União, dos Estados ou dos municípios. Tem se a impressão, que a correção nas contas é um favor que os administradores públicos prestam a União, Estados e municípios. Até parece, que administrar bens públicos é um favor, e não uma obrigação, apesar de serem –muito– bem remunerados e privilegiados pelas facilidades que oferecem a área pública. Não há nada de excepcional o administrador público deixar o cargo com pagamentos de servidores e fornecedores em dia e de ações efetivas na saúde, educação, cultura, esporte, turismo, social. É risível, no mínimo, quando ex administradores públicos comemoram quando suas contas são aprovadas pelos TCs. É o fim da rosca...
Recesso – Os deputados estaduais encerraram esta semana os trabalhos legislativos do primeiro semestre. O presidente Alex Redano (PRB-Ariquemes) e os demais deputados limparam a pauta, inclusive votando a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Como teremos eleições gerais em outubro próximo, os deputados aproveitam o recesso do mês de julho, que iniciará amanhã, para formatar parcerias nas suas bases, porque no período de 20 de julho a 5 de agosto ocorrerão as convenções partidárias, quando serão formalizados os nomes dos candidatos que enfrentarão as urnas este ano. A maioria dos deputados concorrerá à reeleição, por isso a necessidade de colocar o pé na estrada para ajustar apoio junto às lideranças regionais.
Federal – A vereadora de Ouro Preto do Oeste, Rosária Helena (Pros), presidente do legislativo municipal e também da União de Câmaras e Vereadores do Estado de Rondônia-Ucaver é pré-candidata a deputada federal nas eleições deste ano. Rosária já passou pelo Parlamento Estadual e vem trabalhando sua pré-candidatura com muita dedicação visitando lideranças políticas, empresariais, trabalhistas e sindicais, além de outros segmentos buscando apoio para suas pretensões futuras. Experiente, dedicada, atuante, participativa, Rosária “costura” com muita competência sua pré-candidatura ouvindo as lideranças e buscando soluções conjuntas para um futuro mandato na Câmara Federal.
Ponto E – Editar uma revista, impressa, nos dias atuais, onde o jornalismo online é predominante não é tarefa das mais fáceis. O jornalista, odontólogo, apresentador de TV, colunista social de vários jornais, inclusive da “saudosa” “Folha de Rondônia”, com sede em Ji-Paraná, o polivalente Jusmar Lustoza, de Cacoal é um vencedor. A revista Ponto E. de circulação trimestral e especializada em saúde, educação e cultura é um sucesso há 14 anos e completará 15 anos com uma edição especial em março do próximo ano. Jusmar lançou recentemente o livro Funil: “Qual a hora certa de mudar” de muito sucesso e é referência no jornalismo social e cultural do Estado.
Oficina – Está sendo encerrada nesta quinta-feira (30) a oficina de “Desenvolvimento de Equipes”, na sede da Escola do Legislativo, em Porto Velho. A escola é mantida pelos deputados e oferece mensalmente inúmeros cursos para aprimoramento da mão de obra pública, com prioridade para a Assembleia Legislativa (Ale), mas abertos aos demais órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e as vagas excedentes à comunidade em geral. Os cursos e oficinas são gratuitos. Na inscrição o aluno é convidado a doar uma lata de leite em pó de 400g ao Banco de Leite da escola. O alimento arrecadado é distribuído a entidades beneficentes, que atendam crianças acima de um ano e a idosos, desde que estejam cadastradas na escola.
Respigo
O trânsito confuso, violento, mal sinalizado e sem orientação de Porto Velho é um problema sem solução. Além da sinalização deficiente, os poucos Agentes de
Trânsito se preocupam em multar e não em fiscalizar, orientar, organizar +++ E também tem os motoqueiros, que não podem ser chamados de motociclistas, que ajudam a badernar o trânsito, além de torna-lo mais violento em razão dos inúmeros acidentes com veículos de duas rodas. E o pessoal da entrega de mercadorias (delivery) não respeita a sinalização, ultrapassa pela direita e está sempre em excesso de velocidade +++ Solução? Quem tiver ganha um fusca zero quilômetro +++ Quando teremos estacionamento regulamentado no centro de Porto Velho? E também nas zonas Sul e Leste, de enorme movimento de veículos e de pessoas devido ao forte comércio? +++ Com a redução do quadro de contaminados e baixíssimo índice de óbitos em Rondônia, a população abusou e os casos de covid-19 cresceram nas últimas semanas. A vacinação em Porto Velho, por exemplo, foi muito bem desenvolvida e, proporcionalmente, a capital apresenta o menor índice de contaminação do Estado, além de quase zero óbito +++ A Prefeitura de Porto Velho renovou a maioria das paradas de ônibus urbano. Porém as duas na Avenida Chiquilito Erse, imediações do Colégio Tiradentes continuam sem bancos dificultando a espera pelos ônibus a pessoas idosas, com dificuldades de locomoção e de crianças.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
