Coronavírus: Espanha registra 757 em 24 horas; há ligeiro aumento em relação ao registro anterior
Jornal GGN – A Espanha registrou 757 mortes nas últimas 24 horas, o que mostra um ligeiro aumento com relação às 743 registradas no dia anterior. O vírus já matou 14.555 pessoas no país, com a marca de 146.690 pessoas testadas positivo para o coronavírus Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde.
Nesta semana, o número de mortos cresceu diariamente 5%, em comparação com cerca de 9% uma semana antes, informou o ministro da Saúde. ‘Atingimos o pico da curva e estamos em fase de desaceleração’, disse Salvador Illa ao parlamento.
Os números mais recentes são divulgados em meio a especulações de que o número real de mortes de Covid-19 na Espanha é muito maior do que os números oficiais.
Dados divulgados recentemente em Madri, por autoridades judiciais, sugerem que 6.600 pessoas a mais do que o registrado, morreram nas últimas duas semanas de março, em comparação com a contagem oficial de 43.500 mortos por Covid-19 na região.
Pressionado, o ministro da Saúde da Espanha argumentou que os critérios da Espanha estão entre os mais rigorosos da Europa. Sua explicação sugere que aqueles que morreram em lares de idosos e residências particulares – a grande maioria dos quais não foram testados para o vírus – não são incluídos nos dados.
O Ministério da Justiça da Espanha solicitou às autoridades o envio urgente de todos os registros de enterros e cremações ocorridos desde que as medidas de emergência foram impostas em meados de março.
A confusão sobre os números oficiais ocorre quando o governo espanhol procura avaliar a propagação de vírus em todo o país.
Com informações do The Guardian.