CRIAÇÃO DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ É O FUTURO DOS JOVENS RONDONIANO – DIZ VEREADOR RENATO PADEIRO

2 de setembro de 2021 210

A Câmara Municipal de Ariquemes há muito tempo aprovou, por unanimidade, projeto de autoria do vereador Renato Padeiro que institui o programa Jovem Aprendiz e que serviu de modelo para implantação em vários municípios do Estado de Rondônia e inclusive na Capital, pois, entende o vereador que este é o Futuro dos Jovens e Adolescentes para conquistarem seu emprego, o programa oferece a adolescentes de 14 a 18 anos a oportunidade do primeiro emprego na administração municipal, sem comprometimento dos estudos. O vereador explica que a ideia partiu da Coordenadora dos Jovens Maria Cristina Ayres, Renato conta que buscou a parceria dos vereadores, empresários e da Gestão Pública a época o Prefeito Thiago Flores – na elaboração do projeto. “Ariquemes pode sair na frente no país com esse programa, que não compromete os estudos dos jovens e pode gerar renda para investimento na educação. ”

A coordenadora Maria Cristina Ayres sempre esteve presente no tramitar do projeto na Câmara de Vereadores para apoiar a iniciativa de Renato Padeiro. De acordo com ela, a inclusão laboral do jovem como aprendiz é a melhor maneira de manter o jovem na escola, oferecendo a ele uma capacitação profissional de qualidade, além de se tratar de uma ferramenta fundamental no combate ao trabalho infantil. “Também é vantajoso para as empresas, que têm redução de 6% na alíquota do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ”, explica.

Na visão de Maria Cristina Ayres e do Vereador Renato Padeiro, o Jovem é o Futuro auxiliará na redução dos atos infracionais cometidos por jovens com idade entre 14 e 18 anos. Segundo ela, em Ariquemes, após implantação de projeto verificou-se a redução das inflações cometidas pelos jovens. “Se o jovem pode trabalhar e ter uma renda, conciliando trabalho e estudo, ele não vai se envolver em atos ilícitos”, afirma, destacando que o projeto será o melhor investimento da prefeitura e dos empresários na área da infância e juventude.

Outros municípios também demonstraram interesse de implantarem o “Programa Jovem Aprendiz” – tanto é que o Vereador Renato Padeiros foi convidado a dar palestra sobre o tema.

Um projeto social voltado para o futuro, que há muito atua na colocação de jovens no mercado de trabalho, como aprendizes. O projeto é de autoria do Vereador Renato padeiro e a iniciativa foi de Cristina Ayres que é Coordenadora dos voluntários da cidade de Ariquemes/RO e traz, ao longo desse tempo, resultados que vão além dos números, pois, como ressalta o projeto é um exemplo para toda a sociedade, pois cuida daquilo que temos de mais essencial para o futuro da comunidade, que são os jovens, ainda sedentos de atenção e políticas públicas voltadas à profissionalização.

 

Fonte: AOR OLIVEIRA