Crise dos municípios mobiliza prefeitos da Arom, a força da Família Donadon no Cone Sul, deputados percorrem municípios discutindo ações com lideranças
Expojipa – Uma das feiras-exposições mais importante da região Norte, a Exposição Agropecuária de Ji-Paraná-Expojipa, será realizada no período de 13 a 17 deste mês no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. Será a 42ª edição de importante mostras do gênero. Além dos tradicionais rodeios, palestras e exposição de animais de raça, teremos shows artísticos com Lauana Padro, na abertura (13), US Agroboy (14), Mari Fernandez (15), Zé Vaqueiro (16) e na noite de encerramento (17) Fiduma e Jeca. A expectativa é de casa cheia todos os dias.
Expojipa – A Assembleia Legislativa (Ale), que participou da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná, uma das maiores da Região Norte, da Agroshow em Machadinho do Oeste e Expovel em Porto Velho com estandes próprios cancelou a presença na Expojipa. Na RRW os deputados tiveram presença marcante, inclusive com a realização de sessão extraordinária discutindo e aprovando matérias de interesses regionais, o mesmo ocorrendo em Machadinho do Oeste na Agroshow. A presença na Expojipa já estava confirmada, mas o presidente da Ale-RO, Marcelo Cruz (Patriota) optou pelo cancelamento da presença na importante exposição-feira na segunda maior e mais importante cidade do Estado.
Liderança – Uma das mais tradicionais famílias militantes na política em Rondônia é a Donadon, do Cone Sul, que iniciou em Colorado do Oeste e também é muito forte em Vilhena, maior e mais importante cidade da região. A Família Donadon já teve o pai, o saudoso Marcos, prefeito de Colorado. Melki, o mais velho dos filhos já foi prefeito de Colorado do Oeste e de Vilhena (dois mandatos alternados). Sua esposa, Rosani, prefeita de Vilhena e a irmã Mirian, prefeita de Colorado. O irmão Natan, deputado federal e o mais novo da família, Marcos, deputado estadual e presidente do legislativo estadual, além de Marlon, sobrinho, que também foi prefeito de Vilhena. Hoje Melki, Natan, Mirian e Marcos estão sem mandatos, mas Rosângela, esposa de Marcos está no terceiro mandato de deputada estadual. Realmente é uma família política.
Deputados – Impressiona o ritmo de trabalho de ao menos dois deputados estaduais da atual legislatura. A deputada Cláudia de Jesus (PT/Ji-Paraná), que preside a Comissão de Saúde da Ale-RO há semanas realiza uma peregrinação pelo interior do Estado promovendo inúmeras audiências públicas em busca de melhores condições à saúde pública discutindo diretamente o problema. O deputado Delegado Rodrigo Camargo também realiza constantes encontros regionais com uma pauta bem abrangente. Na última semana esteve visitando dois hospitais regionais (Cacoal e Ariquemes) onde constatou absurdos como o fechamento de UTI em Cacoal, devido à falta de profissionais da medicina, e a instalação de uma usina de oxigênio em Ariquemes, que não funciona, porque não foi feita a canalização. É o fim da rosca...
Municípios – A difícil situação das prefeituras em todo Brasil mobilizou a Associação Rondoniense dos Municípios de Rondônia-Arom, que reuniu seus membros esta semana para discutir o assunto. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, a situação é delicada. “Estamos em diálogo com as autoridades em Brasília e já alertamos. Muitos não veem o que está acontecendo na ponta, mas o problema é grave. É necessário que os senhores estejam em contato com seus parlamentares para que eles fiquem atentos a nossa pauta”, argumentou. O presidente da Arom, Hildon Chaves, prefeito de Porto Velho, disse que 61% dos municípios de Rondônia fecharam o primeiro semestre com déficits financeiro, ou seja, 30 dos 49 municípios (Rondônia tem 52 municípios), que enviaram dados ao Siconfi. A situação é realmente complicada e se agrava com a proximidade do final do ano e o aumento das despesas, inclusive o pagamento de o 13º dos servidores públicos.
Respigo
Hoje (6) é “sexta-feira” para os servidores da Assembleia Legislativa. Amanhã é feriado nacional, 7 de setembro e na sexta-feira (8) foi decretado ponto facultativo no Legislativo Estadual +++ As funções normais da Ale-RO serão retomadas na segunda-feira (11). E a primeira sessão plenária ordinária da semana prevista para a terça-feira (12), a partir das 15h +++ Como previu institutos de meteorologias os dias da semana seriam de temperaturas mais elevadas que as normais em Rondônia, que é quente por natureza. E de fato, desde segunda-feira (4), que os termômetros estão sempre acima de 40 graus de sensação térmica +++ Porto Velho terá desfile cívico-militar o 7 de Setembro. O desfile está confirmado pelo Governo do Estado e ocorrerá na Avenida dos Imigrantes a partir das 8h.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
