Cultura da capital quer espaço na câmara de vereadores, russos garantem vacina para outubro, fiscalização mais rígida a bares de Porto Velho no final de semana
Fênix – O sindicalista Raimundo Nonato Soares, mais conhecido como Raimundinho da CUT, após deixar a presidência do Conselho Estadual de Saúde (CES), onde esteve durante vários mandatos estava desaparecido da política partidária. Ressurgiu das cinzas como Fênix. Militante ativo do PT, deixou o partido e teve incursões por outros, nada ligados à esquerda, como o PSDC, hoje DC, presidido no Estado pelo vice-prefeito de Porto Velho, Edgar (Tonial) do Boi. De volta do PT, hoje mais firme que palanque em banhado, Raimundo anuncia que é pré-candidato a vereador nas eleições municipais de novembro próximo. É combativo e tem uma boa folha de serviços prestados à área de saúde; fundou e presidiu o Sindicato dos Servidores Públicos da Prefeitura de Porto Velho.
Vacina – A Rússia, que está concluindo a terceira e última fase de testes da vacina contra o coronavírus, anunciou que provavelmente em outubro próximo a sua estará disponível. Interessante que há uma campanha orquestrada na mídia nacional e internacional colocando em dúvida a eficácia da vacina. Se ocorrer a autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS), como já ocorreu para os testes, que foi relapsa e conivente com a China, quando o vírus foi detectado por não comunicar a situação imediatamente não vai chancelar a produção sem condições legais, pois está sendo cobrada, fiscalizada e pressionada pelo mundo. Colocar em dúvida a vacina, seja da Rússia, ou mesmo da China, que tem parceria com o Brasil é ignorar a única maneira de conter o vírus. O resto é politicagem...
Vereador – O jornalista, compositor, interprete e incentivador permanente da cultura no Estado, Zekatraca, está aquecendo a sua coluna “Lenha na Fogueira”, publicada diariamente em vários sites do Estado, inclusive no RONDÔNIA DINÂMICA, de hoje, fomentando nomes ligados ao meio cultural a concorrer a vereador nas eleições de novembro próximo. Dentre os nomes citados, dois realmente estão sempre muito participativos nos eventos culturais e artísticos da capital, o agitador cultural Carlinhos Maracanã e o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Chicão Santos.
Cultura – Realmente tanto Carlinhos como Chicão têm condições de enfrentar as urnas em novembro próximo. Ambos são pré-candidatos a vereador, mas em partidos diferentes. Maracanã está no Pros e Chicão no PSB, que tem como presidente regional o deputado federal Mauro Nazif, que deverá concorrer a prefeito, cargo que ele já ocupou e que tem hoje como inquilino Hildon Chaves (PSDB). Interessante que Zekatraca está “botando pilha” nos amigos, para candidatar-se, mas ele, que recentemente disse que estaria na disputa de uma das 21 vagas na câmara de vereadores está “pipocando”.
Bares – Na última quinta-feira (6) equipes do Procon-RO percorreram bares de Porto Velho alertando os proprietários e frequentadores, que está proibida a venda de bebidas alcoólicas para consumo no local, porque a capital está na fase 2 de combate à pandemia e nem mesmo na fase 3 flexibiliza a venda para consumo no estabelecimento, que ocorrerá somente na quarta fase. De hoje (7) até domingo (9) equipes do Procon-RO estarão agindo em Porto Velho checando se as determinações do decreto estão sendo cumpridas. Durante a semana os proprietários dos estabelecimentos com denúncias de aglomerações foram notificados. A capital não registrou mortes pelo coronavírus nos últimos três dias, o que é muito importante neste momento difícil de combate e controle da pandemia.
Respigo
Hoje (7) e amanhã a Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa (Ale), participa do II Encontro de Cerimonialistas da Paraíba, com a especialista em cerimonial, Regina El Rafihi. A escola dos deputados estaduais também marca presença na transmissão do evento em Libras, com os instrutores Marcos Loureiro, Cleidiane Segura e Lucas Souza +++ Segundo o diretor geral da escola Fábio Ribeiro, vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas dos Legislativos do Brasil (ABEL), o encontro da Paraíba é um dos mais importantes do gênero em nível nacional. “Estamos felizes com a participação na transmissão em Libras e na área de Cerimonial, o que demonstra a força e importância da escola na melhoria da qualidade de vida das pessoas” +++ A baixa umidade em Rondônia dos últimos dias preocupa, pois facilita a propagação da gripe, porta aberta para o coronavírus. Durante o dia, esta semana, a umidade estava em torno de 37%, muito baixa para a região, que é sempre muito úmida +++ Como estamos no verão amazônico (seca) a perspectiva de chuvas é praticamente zero. A poeira em bairros não pavimentados na capital também está contribuindo, para que os postos de saúde e UPAs (Pronto Atendimento) estejam a cada dia mais lotados devido a problemas respiratórios +++ Vários integrantes de rádios, TVs e sites de Porto Velho estão se preparando para concorrer às eleições à vereança de novembro próximo. Um deles é Lima Neto, do Pros, que há tempos trabalha junto aos moradores de bairros na capital e certamente tem muitas chances na busca de uma das 21 cadeiras no legislativo municipal.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Um plano nefasto
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
