Cúpula da Amazônia: líderes de países amazônicos se reúnem em Belém

8 de agosto de 2023 117
  • Belém recebe nos dias 8 e 9 os líderes dos países amazônicos para a Cúpula da Amazônia

  • Principal pauta do encontro é o desmatamento zero até 2030; meta do governo Lula não é unanimidade entre os oito países

  • Meta contra o desmatamento busca evitar ponto de não retorno, que poderia transformar a floresta em savana e gerar uma catástrofe ambiental

  • Na abertura da cúpula, Lula afirmou que 'nunca foi tão urgente' ampliar cooperação na região

  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na manhã desta terça-feira (8), em discurso na abertura da Cúpula da Amazônia, que "nunca foi tão urgente retomar e ampliar" a cooperação entre os países que têm a floresta em seu território. Leia reportagem

    Agora

    1 ATUALIZAÇÃO

    O Brasil vai sediar nos dias 8 e 9 a Cúpula da Amazônia. O encontro reúne chefes de estado dos oito países que concentram a floresta em seu território - Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela - e tem como principal pauta o desmatamento zero até 2030.

    A meta é uma promessa de campanha de Lula considerada realista, mas não é unanimidade entre os países amazônicos. A diminuição do desmatamento é considerada crucial para que a Amazônia não atinja o ponto de não retorno, que pode transformar a floresta tropical em uma savana e causar uma catastrofe ambiental que contribuiria para o aquecimento global.

    O grupo também deve debater soluções para o desenvolvimento sustentável na região. O resultado das discussões deve ser levado para a Cúpula do Clima da ONU, a COP, que vai ser realizada ao fim do ano em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

    Há 17 horas

  •  

Fonte: G1 NOTÍCIAS