Decisão do TRE cria imbróglio em Pimenta Bueno, PT regional e nacional divergem, Vilhena quer uma das vagas na Câmara Federal
PT – A decisão de o PT nacional interferir em decisão do diretório regional, presidido pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro, de Jaru anulando a convenção conjunta com o PDT e outros partidos, que tem como candidato ao governo o senador Acir Gurgacz (PDT) amplia o espaço político do partido no Estado. Agora a ex-senadora Fátima Cleide poderá concorrer ao Senado e o militante Paulo Benito deverá ser o vice do candidato a governador do Psol, Pimenta de Rondônia. O candidato do PT a presidência da República (Lula ou Fernando Haddad) agora terá palanque em Rondônia. Ou não...
PT II – O diretório regional encaminhou documento a nacional questionando a decisão. Segundo o documento, a decisão de coligar com PDT, PP, PSB, PR, PSDC foi democrática com aval de 80% da Executiva e 80% do diretório. O documento diz, que o PCdoB, após exaustivas tentativas não aceitou coligar com o PT. Levar a decisão da convenção para um embate judicial, segundo o diretório regional é o “cúmulo do absurdo”. O resultado do embate somente amanhã (15) quando terminará o prazo para registro das candidaturas.
Pimenta – A prefeita de Pimenta Bueno, Juliana Roque e o seu marido, Cleiton Roque, ambos do PSB tiveram o registro das candidaturas cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Cleiton Roque deverá concluir o mandato, mas está inelegível para a reeleição, caso não consiga reverter a situação. O imbróglio é com a prefeita Juliana. Na sentença diz que teremos novas eleições, mas como ele foi eleita com menos de 50% dos votos o correto é assumir o segundo colocado.
Pimenta II – Nas eleições de 2016 Juliana Roque foi eleita com 47,11% dos votos bons e o segundo colocado, o ex-prefeito Jean Mendonça, na época no PTB, que concorreu à reeleição somou 45,15% dos votos considerados válidos. Hoje Jean está no Podemos e é candidato a deputado estadual com chances reais de se eleger. Caso seja convocado a assumir Jean terá que abrir mão da candidatura. A situação é confusa.
Federal – A região polarizada por Vilhena,no Cone Sul, pretende eleger pelo menos um deputado federal nas eleições de outubro próximo. A região não tem nenhum parlamentar no Congresso Nacional e pelo menos 4 nomes estão na lista de postulantes à Câmara Federal. O ex-prefeito Melki Donadon (PDT), o ex-secretário de Estado da Agricultura Evandro Padovani (PSL) e os vereadores França Silva e Ronildo Macedo, ambos do PV estão cotados. A meta é de a região eleger pelo menos um federal.
Respigo
A pressão sobre ações corruptas de candidatos às eleições neste ano é tamanha que há quem sugeriu que esteja entre as exigências da Justiça Eleitoral, que a pessoa para se candidatar tenha um selo de qualidade. O nome também é bem sugestivo: ”Selo PF de Qualidade” +++ Muita mobilização em torno do excessos de servidores do Ibama no combate e controle ao desmatamento em Rondônia. O assunto que foi levantado pelo advogado Agnaldo Nepomuceno em artigo publicado em vários órgãos de comunicação motivou encontro hoje (14) pela manhã, na Assembleia Legislativa entre diretores do órgão federal e deputados +++ A ação contra a depredação do meio ambiente não precisa ser agressivo como o denunciado. É que recentemente servidores do Ibama queimaram máquinas e equipamentos de proprietários rurais com fotos dos autores do ato, também criminoso, como se fosse uma ação festiva.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
