Denúncia de alimentação irregular no Hospital de Base, formação do “Grupão” com Maurão na cabeça mobiliza política regional, Marcos Rocha já visualiza eleições de 2022

1 de junho de 2021 235

Grupão – A formação de um “Grupão” juntando forças políticas da capital e do interior tendo o ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho, que disputou as eleições ao governo do Estado em 2018 pelo MDB e deixou de ir ao segundo turno pela diferença de 10.001 votos para o atual governador, Marcos Rocha, na época no PSL, hoje sem partido, é um dos assuntos mais comentados nos bastidores da política regional. Maurão teve vários mandatos de deputado estadual e teria sido reeleito novamente em 2018, caso não tivesse optado por concorrer a governador. A formatação de um “Grupão” para disputar à sucessão estadual no próximo ano ganha força e, caso consolidada, Maurão estará entre os nomes de ponta nas eleições a governador.  

Alimentação – Na última semana a deputada estadual Cássia Muleta (Podemos-Jaru), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ale) esteve no Hospital de Base, de Porto Velho, após receber novas denúncias de irregularidades no processo de alimentação no HB a servidores e pacientes. Recentemente ocorreu o mesmo problema, e, após comprovação das denúncias pela deputada, a direção do HB e a empresa que fornece alimentação foram notificados a se explicarem. Como o problema voltou a ocorrer, Cássia solicitou providências urgentes para o titular da Secretaria de Estado da Saúde-Sesau, Fernando Máximo, inclusive com pedido de explicações e prazo para resposta.  

Deputados – A Assembleia Legislativa tem a maioria dos deputados com domicílio eleitoral em Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado com mais de 330 mil eleitores. Os noves deputados que são da capital não terão trégua na tentativa de reeleição nas eleições gerais do próximo ano. É que dos 21 vereadores da capital, cerca de 50% estão trabalhando uma candidatura a deputado estadual em 2022. Isso indica, que a disputa pelo voto na capital será das mais acirrada, pois dos atuais deputados que votam na capital, provavelmente o ex-vereador Alan Queiroz (PSDB-PVH), que não concorreu à reeleição em 2020, porque disse que estava encerrando a carreira política, porém teve que assumir com a eleição do ex-deputado Adailton Fúria (PSD) a prefeito de Cacoal, porque era o primeiro suplente, provavelmente não vá para a reeleição. Mas a concorrência já é muito grande pela disputa do voto do eleitorado da capital em 2022.  

Transporte – A situação do transporte coletivo urbano de Porto Velho foi solucionada pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB), que está subsidiando boa parte da passagem para incentivar e garantir o direito de ir e vir das pessoas, principalmente das mais simples, que depende exclusivamente do ônibus para se deslocar ao trabalho. Com a concorrência desleal dos táxis clandestinos, sem que a prefeitura tome as devidas providências para acabar com a ilegalidade, através da Secretaria Municipal de Transporte-Semtran, a solução foi subsidiar a tarifa urbana, para não “quebrar” a empresa de ônibus devido à ação irregular dos clandestinos. Até o próximo dia 9 de agosto a passagem custará R$ 1, mas o usuário tem que utilizar o cartão COM Card.  

Futuro – Aos poucos o governo do Estado vai se preparando para as eleições do próximo ano. O lançamento em todo o Estado de forma regionalizada das ações dos projetos ”Tchau Poeira” e “Governo na Cidade” em parcerias com as prefeituras demonstra, que o governador Marcos Rocha (Sem Partido) já trabalha pensando na reeleição do próximo ano. Na última semana, por exemplo, esteve na região do Vale do Guaporé lançando os dois projetos em São Miguel do Guaporé. Anteriormente já formatou parcerias com as prefeituras de Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Seringueiras na mesma região. São programas simples, mas funcionais e que atendem as necessidades da maioria da população do interior.  

Respigo  

Em breve estará sendo publicada no RONDONIA DINÂMICA a Parte II dos “Políticos bons de voto, sem mandato, mas de olho nas eleições de 2022 em Rondônia”. É que a relação é grande e na Parte I ficaram de fora muita gente boa e identificada com o eleitorado, que estará na segunda etapa da “Opinião” publicada todos os sábados aqui no RD+++ O Palmeiras levou mais uma peia do Flamengo na abertura do Campeonato Brasileiro de Futebol Serie A, que foi aberto no último sábado. O jogo foi no domingo (30) no Maracanã e o Palmeiras continua sendo o único time de futebol do mundo onde o goleiro, no caso Weverton, mesmo sendo limitado pela grande área para suas ações com as mãos é o jogador que mais está com a bola nos pés nos jogos do time comandado pelo português Abel Ferreira +++ Impressiona a falta de criatividade de um clube, que tem o maior e melhor plantel do País. Com Wanderley Luxemburgo o time jogava como caranguejo, e com o agravante de ficar tocando a bola de um lado para outro sem objetividade dependendo, apenas da genialidade de um Dudu em uma jogada individual +++ Saudades de treinadores como Rubens Minelli, Oswaldo Brandão, Telê Santana. É o fim da rosca...  

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)