Depois de sequência de desfalques, Palmeiras tem retornos às vésperas de decisões

15 de junho de 2022 58

Palmeiras está entrando em uma fase decisiva da temporada, em que joga para sustentar a liderança do Brasileirão e vê os mata-matas da Copa do Brasil e da Libertadores se aproximando no horizonte. E para encorpar o time que já vem bem, jogadores que vinham sendo desfalques nos últimos jogos estão retornando, colocando quase um ponto final em uma fase em que as baixas não paravam de ocorrer.

Com exceção de Luan (já retornou) e Jailson, que tiveram lesões mais sérias e passaram a ser desfalques mais frequentes há algum tempo, a onda das baixas palmeirenses começou a ficar mais intensa após o 5 a 0 sobre o Oriente Petrolero-BOL, fora de casa, quando Gabriel Veron sentiu problema muscular e ficou ausente por sete jogos.

Depois dali, foi a vez de Piquerez (muscular), que ficou seis partidas como desfalque, retornando contra o Atlético-MG. Wesley (Covid), que ficou duas, retornando contra o Emelec-EQU, na Libertadores.

Marcos Rocha, no meio do caminho, ficou com uma ausência diante do Bragantino por conta do nascimento do filho, retornando também diante do Emelec, partida na qual começou o desfalque de Mayke, com problema no tornozelo. Até aqui são sete jogos e o lateral-direito ainda não voltou, o que deve acontecer diante do Atlético-GO.

Raphael Veiga, por sua vez, teve dois períodos de ausência: um por Covid, que durou dois jogos, e outro atual, que já dura dois jogos e ainda não tem prazo para retorno. Contra o Dragão ele ainda não terá condições, mas a tendência é que a partir do mata-mata da Copa do Brasil e da Libertadores ele já esteja à disposição de Abel Ferreira.

A partir do duelo com o Santos é que começaram os desfalques por conta da Data Fifa. Weverton, Danilo e Kuscevic ficaram fora. Sendo que os brasileiros perderam dois jogos, e o chileno ainda não retornou, podendo voltar diante do São Paulo, na próxima segunda-feira, perdendo ao todo cinco duelos pelo Verdão no período.

Na partida seguinte, foi a vez de Gómez ir para a seleção paraguaia, que o fez perder três jogos desde então. Ele estará disponível nesta quinta-feira, contra o Atlético-GO. Já Atuesta perdeu apenas o confronto com o Atlético-MG para ir para a seleção colombiana e desde o Botafogo já está novamente com o elenco.

Sempre bom lembrar que nesse meio tempo, Luan se recuperou de grave lesão na coxa e passou a reforçar a equipe desde o duelo com o Galo e é mais um que encorpa o elenco às vésperas das decisões.

Por fim, foi a vez de Gabriel Menino, que se ausentou dos jogos contra o Botafogo e contra o Coritiba devido a uma virose. Ele já está treinando novamente com o grupo e retorna aos relacionados para enfrentar o Atlético-GO. Assim como Gómez e Mayke, como citado acima. Restando apenas Veiga e Kuscevic para voltarem ao time.

Vale destacar que Marcos Rocha e Jorge, que saíram de campo preocupando o torcedor e a comissão técnica do Palmeiras, não tiveram lesões constatadas e não devem desfalque o elenco por longo período, o que deixará ambos à disposição dos jogos decisivos.

Número de desfalques nos últimos jogos (sem contar Luan e Jailson):

Fluminense: 1
Juazeirense: 3
Red Bull Bragantino: 4
Emelec-EQU: 3
Juventude: 5
Deportivo Táchira-VEN: 4
Santos: 6
Atlético-MG: 6
Botafogo: 5
Coritiba: 5

Fonte: Parceria Lance & IstoÉ