Deputada Lebrinha preside Frente Parlamentar, pecuaristas com somente duas opções de comercialização do boi gordo, Rondônia Cidadã em Itapuã do Oeste
Integração – A deputada Gislaine Lebrinha (UB-São Francisco do Guaporé) foi eleita presidente da Frente Parlamentar do Projeto de Integração Brasil e Bolívia. Também compõe a comissão os deputados Alan Queiroz (Podemos-PVH), Jean Oliveira (MDB-PVH) e Affonso Cândido (PL/Ji-Paraná), membros titulares e como suplentes Cirone Deiró (UB-Cacoal), delegado Lucas Torres (Progressistas-Buritis) e Ezequiel Neiva (UB-Cerejeiras). O colegiado tem como finalidade debater e propor ações para fomentar políticas públicas integrando as nações (Brasil-Bolívia) com uma discussão abrangente visando a cooperação regional priorizando o fomento ao comércio, segurança pública, meio ambiente, cultura e educação, através de ações conjuntas e objetivas. Segundo Lebrinha, a Frente Parlamentar Binacional “vem, motivada por questões econômicas, sociais e projetos de infraestrutura, debatidos com maestria há anos por parlamentares das bancadas estadual e federal”.
Pecuaristas – A pluralidade no abate do boi no Brasil, até recentemente estava restrita a três opções, pouco para um mercado abrangente, mas, hoje são somente duas. O mercado era dominado por JBS, Marfrig e Minerva. Após a compra bilionária da Minerva pelo JBS (R$ 7,5 bilhões) certamente a pressão no mercado para compra de gado gordo para abate será para o produtor reduzir o preço ao máximo, pois nas regiões de os maiores produtores do País, eles terão somente duas opções: “ou abate lá ou abate cá”, caracterizando cartelização e a venda do boi aos preços impostos pelos megafrigoríficos. Não há dúvida que a saída da Marfrig do mercado de carne in natura tira a terceira opção da mesa de negociações pelo boi gordo e prejudica o setor. O futuro dos pecuaristas de boi gordo no Brasil não é dos mais alvissareiros.
Cidadania – Mais uma etapa do programa Rondônia Cidadã será desenvolvida sábado (2) e domingo. O evento é mantido pela Secretaria de Assistência ao Desenvolvimento Social (Seas), comandada pela primeira dama do Estado, Luana Rocha. No sábado das 8h às 16h e no domingo das 8h às 12h os moradores poderão acessar a emissão de documentos pessoais, renovação de CNH e taxas, passe livre e cartão do SUS, registro técnico de Segurança do Trabalho, cadastramento no Geração Emprego, auxílio na negociação de dívidas e orientação nas relações de consumo; atendimento médico (clínico geral e dermatologista), nutricionista, fonoaudiólogo e psicólogo, fisioterapeuta e solicitação de cadeira de rodas, além de atividades educativas e de lazer, além de emissão de RG, vacinação e corte de cabelo.
Luz – Muita gente não sabe da Tarifa Social, programa do Governo Federal, que garante até 65% de desconto da conta de energia elétrica. Rondônia, apesar de ter duas das maiores usinas hidrelétricas do mundo, de vazão e não por queda, como Itaipu, no Paraná e Samuel em Rondônia, que alagam imensa área de terra tem o custo de energia ao consumidor astronômico. Para ter direito a Tarifa Social o favorecido deve estar inscrito no Cadastro Único com renda mensal inferior ao maior salário-mínimo por pessoa, idosos com mais de 65 anos, famílias com integrante que receba benefício de Prestação Continuada, portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento, famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único om renda menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa ou que possuam, entre os moradores beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O benefício pode ser solicitado, através dos canais de atendimento WhatsApp Gisa 69 99358-9673 (gisa.energisa.com.br), Central de Atendimento 0800 647 0120 ou em uma das agências de atendimento presencial
Expojipa – No período de 13 a 17 deste mês de setembro será realizada a 42ª Exposição Agropecuária e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa), no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. A mostra está entre as mais importantes do País e considerada como a maior da região Norte. A Expojipa apresenta, além das atrações como rodeio, exposição de animais de alta linhagem, torneios leiteiros e de raça a programação de diversos shows artísticos. A cantora Lauana Prado, abrirá a agenda de shows musicais na noite do dia 13. No dia 14 quem estará no palco será o US Agroboy, dia 15 Mari Fernandes, dia 16 Zé Vaqueiro e no encerramento da feira-exposição a dupla Fiduma e Jeca. Já há dificuldades para se conseguir acomodações na rede hoteleira da cidade.
Respigo
O servidor público Arildo Lopes, que durante vários anos foi secretário-geral da Assembleia Legislativa (Ale) e atualmente presta serviços no Detran-RO, esteve prestigiando a sessão plenária dos deputados na terça-feira (29). Inúmeros parlamentares, que foram reeleitos e conviveram com Arildo na secretaria saudaram, da tribuna, o eficiente e prestativo secretário +++ Circular pelas ruas e avenidas de Porto Velho em horários de pico sem passar susto –e raiva– não é tarefa das mais fáceis. Além de o elevado número de veículos, a pressa da maioria, dos motoqueiros “furando” semáforos, ultrapassando pela direita, além do excesso de velocidade, também a falta de fiscalização, sinalização e orientação continuam sendo empecilhos +++ Outro problema sério no trânsito de a capital é no encontro das avenidas Jorge Teixeira e Imigrantes, onde ambas se tornam a BR 319. No local não há semáforo, mas uma rotatória, que facilitava o fluxo quando o movimento de veículos pesados não era tão forte, em passado recente, mas hoje, a situação é outra +++ O engarrafamento ocorre praticamente o dia todo devido ao tráfego intenso. Já passou da hora de se colocar um semáforo no local para organizar o trânsito de veículos pesados que é crescente.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
