Deputado Anderson é exemplo na formação política, porque o vice faz a diferença nas eleições, é fundamental unir capital e interior

17 de novembro de 2021 72

Vices – Se a mobilização dos prováveis candidatos a governador já é grande e a tendência é de ampliar com a chegada do final de ano, também se discute com intensidade a busca de vices, que realmente façam a diferença. Na Opinião publicada do último sábado (13), aqui no RONDONIA DINÂMICA, o tema foi sobre a importância do candidato a vice numa candidatura majoritária a governador. E a primeira dama de Porto Velho, Yeda Chaves é o nome a vice, que a maioria dos candidatos almeja. Apesar de Yeda não ter participado de nenhuma eleição, já demonstra sua importância no apoio ao marido, prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), pela sua ação destacada na área social, mesmo não tendo cargo na administração municipal, na capital.  

Vices II – O nome do candidato a vice é fundamental. Certo que é necessário que haja um equilíbrio, para se evitar, que ambos os candidatos (prefeito e vice) ocupem o mesmo espaço político na busca de votos. No caso de uma candidatura a governador é fundamental, que na condição de Yeda aceitar ser vice, o candidato a governador deva ser do interior, pois ela seria a garantia de boa votação na capital. Na hipótese de uma parceria com o ex-governador Ivo Cassol (PP), que é forte no interior a estratégia seria correta. Ou o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) formando parceria com Yeda também fecharia uma ótima parceria do PSDB com o PSB. Para o senador Marcos Rogério, que é de Ji-Paraná, Yeda também seria uma ótima opção. Na verdade Yeda Chaves é a vice que todo candidato do interior deseja.  

Cassol – Muito se comenta que Ivo Cassol é realmente um político de identificação ampla com o interior, mas que sempre teve dificuldades para somar votos em Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado, com mais de 330 mil votos nas eleições municipais de 2020. O assunto já foi motivo de notas na coluna, mas Cassol conseguindo a elegibilidade, para as eleições gerais de 2022, que também elegerão o novo presidente da República, governadores, uma das três vagas do Distrito Federal e de cada Estado ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas, o seu vice já estaria definido: o médico de Porto Velho, Amado Rahal, que já passou pela direção do Pronto Socorro João Paulo II e do Hospital de Base na capital, com uma folha considerável de bons serviços prestados.  

Palestra – O deputado estadual Anderson do Singeperon, hoje Pereira, na época, ainda no PV assumiu em janeiro de 2017 a vaga da saudosa deputada Lúcia Tereza. Nas eleições de 2014 Anderson somou 9.015 votos e ficou na suplência. Em 2018, já no Pros se reelegeu com 11.429 votos e hoje se destaca como um dos deputados mais atuantes da atual legislatura. Na última semana Anderson esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na zona Leste de Porto Velho, para falar sobre a importância do Poder Legislativo e quais são as atribuições de um deputado. O contato com a juventude, para falar de política é fundamental, pois hoje, pouco se aprende –infelizmente– sobre o tema na escola. 

Exemplo – Tudo o que acontece financeira, econômica e socialmente no mundo depende da política. Antes se aprendia na escola, desde o primário sobre Organização Social e Política do Brasil (OSPB). O aluno sabia o nome do presidente da República, do governador do seu Estado, do prefeito de sua cidade e até de alguns vereadores e, o mais importante: quais as atribuições de cada um. Hoje pouco ou nada se aprende da função pública, apesar de tudo depender dela. A ação do deputado Anderson deveria ser matéria nas escolas, para que, ao menos uma vez ao mês o deputado, o vereador prefeito, o juiz de Direito e o promotor tivessem palestras nas escolas, para que o adolescente, o cidadão do futuro possa ter uma noção do que é Executivo, Legislativo e Judiciário. Está de parabéns o deputado Anderson Pereira, que não deverá ter dificuldades para conseguir mais um mandato em 2022.  

Respigo  

Temos noticiado com constância que a vacinação contra o covid-19 na Escola do Legislativo, braço educacional da Assembleia Legislativa (Ale) em Porto Velho é das segundas-feiras às quintas-feiras das 7h30 às 16h30. O correto é das 9h às 16h30 +++ Dois clubes de tradição no Brasil já garantiram o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Um deles o Coritiba, que venceu já nos acréscimos por 2x1 o Brasil de Pelotas no domingo (14) +++ O outro é o Botafogo, time de Garrincha, Didi e outros craques da época de ouro do nosso futebol. O Botafogo venceu de virada o Operário de Ponta Grossa (2x1) no Rio de Janeiro +++ Ainda restam dois jogos, para Coritiba e Botafogo, ou seja, seis pontos em disputa, para o final da Série B quando se saberá quem será o campeão. O Botafogo tem 66 pontos e o Coritiba 64 pontos. 

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)