Deputado Crispin assina ficha de filiação ao MDB, PP realiza encontro virtual com o tema “11 Mulheres em um Propósito”, expectativa de votação do Orçamento 2024

28 de novembro de 2023 54

MDB- Desde a sexta-feira (24) que o deputado estadual Ismael Crispin, que foi eleito pelo PSB mudou de partido. Em concorrida solenidade em São Miguel do Guaporé, seu domicílio eleitoral, Crispin, que presidente a comissão mais importante da Assembleia Legislativa (Ale), a de Redação e Justiça, está em outro partido. Ele é o mais novo membro do MDB de Rondônia. O presidente regional do partido, o deputado federal Lúcio Mosquini e o senador Confúcio Moura, as principais lideranças do MDB no Estado estiveram prestigiando a solenidade. Com a entrada de Crispin o MDB passa a ter três deputados na Ale e o PSB fica sem nenhum representante. A maior bancada é do União Brasil (UB) com cinco deputados, o segundo o PSD, e agora o MDB, ambos com três. O Patriota também tinha três, se compôs com o PTB, que só tinha um e é a segunda maior bancada da Ale-RO. formando o PRB. Não se sabe, ainda, se os quatro se manterão unidos.  

PP – Encontro dos mais significativos do PP ocorrerá no próximo dia 1º de forma virtual, a partir das 19h30 tendo como tema “11 mulheres e um Propósito”. A live estará aberta à participação de todos, gratuita e segundo a presidente regional do partido em Rondônia, a ex-deputada federal Jaqueline Cassol, que organiza o encontro, a participação será aberta nas redes sociais. “Nós mulheres rondonienses, somos fortes, destemidas e guerreiras. E é por isso que, em nome do Partido Progressista de Rondônia, eu venho convidar todas para um bate-papo sobre empoderamento feminino. Eu e mais dez mulheres compartilharemos as nossas experiências e também gostaríamos de ouvir as suas. Juntem-se a nós neste grande momento de fortalecimento das mulheres de Rondônia”, disse Jaqueline. Os homens também estão convidados.

Pontes – Apesar de serem centenárias, as duas pontes férreas na BR 425 (Rodovia Isaac Bennesby), que liga Abunã (Distrito de Porto Velho) a Guajará-Mirim, mesmo não recebendo o mínimo de manutenção continua servindo a quem passa por elas, apesar de bastante deterioradas e com pranchas soltas. Na última semana o Dnit anunciou que irá recuperar (aleluia) as duas. Guajará-Mirim, aos poucos vem retomando o caminho do desenvolvimento econômico, social, político. Já é possível notar que novas empresas estão se instalando na “Pérola do Mamoré” e a evidente mobilização que já tivemos no município durante décadas como comércio forte, turismo à Bolívia, e o mercado fortalecido pela Área de Livre Comércio, ainda, pouco explorada. É necessário que a BR 425 esteja em boas condições de tráfego. O Dnit comunica que a manutenção da rodovia está sendo feita de forma gradativa e a mais recente ocorreu em junho último.

Deputados – Na última semana não ocorreram as sessões plenárias na Ale-RO e nem as reuniões das comissões permanentes, devido as comemorações dos 40 anos de promulgação da Constituição Estadual pelo Parlamento Estadual. Durante o período foram realizadas palestras, prestadas homenagens a personalidades identificadas com a Constituição Estadual e a participação de convidados, como alunos, professores e diretores, de escolas de Porto Velho, da Universidade Federal de Rondônia-Unir e Faculdade Fimca. A partir de terça-feira (28) os deputados retomam a rotina de trabalho, inclusive sobre o Orçamento do Estado de Rondônia para o próximo ano, que tem prazo até o próximo dia 20 para ser analisado, discutido e votado. Caso contrário a aprovação ocorrerá, após o recesso parlamentar, e o Poder Executivo Estadual iniciará 2024 com o orçamento deste ano acrescentado de 1/12 avos até a votação do elaborado para o próximo ano.  

Deputados II – As eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro de 2024 estão se aproximando. Os dirigentes partidários trabalham na busca de nomes expressivos para concorrer aos cargos que estarão disponíveis, mas também ajustam os que estão no poder que concorrerão à reeleição com chances de sucesso. Apesar de ser o menor cargo eletivo, a eleição a vereador é a mais difícil, pois divide muito o eleitorado. Há casos de nem mesmo membros da família, que estão unidos votarem no parente candidato, porque tem um pedido do patrão, por exemplo, para votar em determinada pessoa. Se eleger vereador é um processo meticuloso, que serve, para a maioria, de base para o futuro político e chegar a cargos mais expressivos. O vereador também é a “porta da esperança” para boa parte dos eleitores, pois sua casa está sempre perto e de mais fácil acesso. Por isso, iniciar na política pela vereança é uma ótima escola para o futuro.

Respigo

E o Palmeiras deixou de liderar com folga o Brasileirão de futebol, após empatar (2x2) com o Fortaleza, no domingo (26), na capital cearense. Não há dúvida que o Fortaleza é um adversário difícil de ser superado em quaisquer circunstâncias, mas um time, que tem elenco, “camisa” pesada, está entre os grandes do futebol brasileiro tem que entrar em campo para vencer e não para não perder +++ O Palmeiras entrou em campo no domingo dependendo somente dele para ser campeão, bastava vencer o Fortaleza e os demais jogos contra o América Mineiro e Fluminense, em casa, e Cruzeiro fora +++ Ornamentação natalina das mais bonitas a do Parque das Cidades, imediações do Porto Velho Shopping, que foi inaugurada pela prefeitura no sábado (25). Bom gosto e participação efetiva da população para a chegada do Papai Noel do prefeito Hildon Chaves (Sem Partido) e de sua equipe.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)