Deputado sugere ao governo Patrulha Mecânica Regional, prefeito de Porto Velho em Ji-Paraná, quem comandará o PRD em Rondônia?
Estradas – Rondônia tem um difícil problema para resolver com relação as estradas, as ROs, sejam asfaltadas ou de leito natural. O deputado Alan Queiroz (PSDB/PVH), vice-Líder do Governo na Assembleia Legislativa (Ale) sugeriu ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem-DER, a necessidade de criar a Patrulha Mecânica Regional para assegurar a manutenção das estradas rurais, que garantem o transporte das safras de grãos, do gado de corte, do gado de leite, e mesmo o ir e vir das pessoas, para que o Estado permaneça com sua economia forte e crescente. A proposta do parlamentar é de o Estado fornecer equipamentos, operadores e os demais recursos essenciais para garantir o escoamento da produção e um melhor atendimento aos Distritos, inclusive no transporte escolar e atender os alunos de as escolas rurais.
Patrulha – O clima do Estado é atípico, com somente duas estações climáticas, verão (seca durante meses) e inverno (chuvas durante cerca de seis meses) dificultando o trânsito nas estradas vicinais. Na lista de prioridades o deputado Alan Queiroz só não incluiu Porto Velho, que tem mais de 7 mil quilômetros somente de vicinais para manter. Não há dúvida, que que a sugestão é oportuna e deve ser considerada pelo governo, que poderia fortalecer as Residências do DER, que funcionam em vários municípios do interior com máquinas, equipamentos e servidores para atender as estradas municipais em parcerias com as prefeituras. As Residência deixariam de ser ociosas, seriam estruturadas com maquinaria e pessoal, e as estradas mais bem conservadas garantindo tráfego o ano todo.
PRD – Existe expectativa sobre como ficará em Rondônia o novo partido, o Partido Renovação Democrática-PRD, formado pela fusão do PTB e Patriota. Para a Assembleia Legislativa foram eleitos em 2022, três deputados pelo Patriota, o presidente da Ale-RO, Marcelo Cruz, Ribeiro do Simpol e Edevaldo Neves, todos com domicílios eleitorais em Porto Velho. O PTB elegeu somente o deputado Pedro Fernandes, ex-prefeito de Cujubim. Nenhum dos três se manifestaram sobre o futuro político. Não se sabe, ainda, quem comandará o PRD em Rondônia e, caso Marcelo, Ribeiro, Edevaldo e Pedro optarem por se filiarem ao novo partido, será a segunda maior bancada na Ale-RO, perdendo somente para o União Brasil (UB), que tem cinco deputados.
Bancadas – Além de o União Brasil e do ex-Patriota, o PSD do deputado Laerte Gomes, de Ji-Paraná, Líder do Governo na Ale-RO, tem a segunda maior bancada no legislativo estadual, porque também elegeu Cássio Góes (Cacoal) e Nim Barroso (Ji-Paraná). O MDB, hoje, tem três deputados. Nas eleições de 2022 reelegeu Jean Oliveira, com domicílio eleitoral em Porto Velho e Luís Eduardo Schincaglia, o Dr. Luís do Hospital, de Jaru. Recentemente o terceiro deputado estadual mais bem votado (23.417 votos) deixou o PSB e se filiou ao MDB, que igualou o número de parlamentares do PSD, ambos com a segunda maior bancada no legislativo estadual.
Ji-Paraná – Na última semana o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), esteve em Ji-Paraná, onde manteve contato com lideranças políticas e empresariais da região. Hildon também esteve no escritório político do deputado estadual Affonso Cândido (PL/Ji-Paraná) mantendo contato com assessores do parlamentar e convidados. Hildon, além de prefeito de Porto Velho (quarto ano do segundo mandato) é presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom). Nos bastidores da política comenta-se com constância, que Hildon deverá concorrer ao Governo do Estado nas eleições de 2026 e, as visitas pelo interior do Estado participando de reuniões com políticos, assessores das prefeituras e empresários indicam que, certamente, está ajustando detalhes para o seu futuro político. Hildon deixará a prefeitura no final do ano, mas seu mandato na Arom vai até 2026.
Respigo
Ridícula a participação, até agora, da Seleção Brasileira no Torneio Pré-Olímpico, que está sendo disputado na Venezuela. A classificação para o quadrangular final já foi com dificuldades e, no jogo de segunda-feira (5) contra o Paraguai perdeu por um a zero e se complicou +++ Desde o início do torneio, que tem o Brasil como último campeão, que a seleção dos jovens joga sem um padrão definido, com a maioria dos jogadores “se achando” como que menosprezando os adversários. No jogo de segunda-feira até Endrick, revelação do Palmeiras, que já é do Real Madri perdeu um pênalti no primeiro tempo cobrado com enorme displicência +++ O sábado está chegando e o Carnaval contagiando os brasileiros. Em Rondônia a expectativa é pelo desfile da Banda do Vai Quem Quer, maior bloco carnavalesco do Norte do Brasil +++ A BVQQ desfilará no sábado (10) a partir das 17h nas principais ruas e avenidas no centro de Porto Velho. A expectativa é pela participação acima de 200 mil pessoas +++ O Inverno Amazônico (chuvas) terminará em maio. Muitas reclamações sobre a situação da BR 364, trecho Porto Velho a Vilhena, com cerca de 700 quilômetros, que está sendo tomado por buracos +++ A deterioração do pavimento favorece os acidentes. A ligação da BR 364 de Porto Velho a Vilhena é denominada de “Corredor da Morte”, devido aos inúmeros acidentes, boa parte com vítimas fatais.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
