Descubra os benefícios dos vegetais congelados para combater a inflamação

7 de outubro de 2024 32

Inflamação é um tema em alta no universo do bem-estar. Enquanto alguma inflamação é normal e necessária, uma inflamação prolongada e de baixo grau pode ser mais insidiosa. Esse tipo persistente, conhecido como inflamação crônica, pode aumentar o risco de doenças como cardiopatias, diabetes, câncer e outras. A boa notícia é que incorporar alimentos anti-inflamatórios, como vegetais congelados, em sua dieta pode ajudar a manter a inflamação crônica sob controle.

Muitos acreditam que os vegetais frescos são sempre a melhor opção, mas isso é um mito comum. Os vegetais congelados são tão nutritivos quanto seus equivalentes frescos e, muitas vezes, são mais convenientes, pois já vêm pré-lavados e cortados. O que há para não gostar?

Quais são os melhores vegetais congelados para combater a inflamação?

Consultamos nutricionistas para obter suas recomendações sobre os melhores vegetais congelados para combater a inflamação e como incorporá-los em seu dia a dia. Aqui estão algumas opções que eles nos sugeriram:

  • Vagem: Embora não tão popular quanto a couve ou o espinafre, a vagem merece destaque. Uma xícara de vagem cozida fornece mais de 10% do Valor Diário (VD) de vitamina C, um antioxidante que pode reduzir a inflamação. Além disso, contém flavonoides, carotenoides e polifenóis.
  • Batata-doce: Rica em vitaminas A e C, conhecidas por suas propriedades anti-inflamatórias, a batata-doce também é benéfica para o intestino devido ao seu teor de amido resistente, que alimenta as bactérias benéficas do intestino.
  • Brócolis e Couve-flor: Ambos são ricos em vitamina C e sulforafano, um composto anti-inflamatório que pode ser útil para quem lida com doenças cardíacas e diabetes.
  • Pimentão e Cebola: Esta mistura é rica em vitamina C e quercetina, um flavonoide que ajuda a proteger contra doenças crônicas.
  • Verduras: Espinafre, couve e couve-manteiga congelados são ótimas opções. Ricas em polifenóis, essas verduras ajudam a melhorar a função dos vasos sanguíneos e possuem propriedades anti-inflamatórias.
  • Ervilhas: Fornecem fibras solúveis que promovem ácidos graxos de cadeia curta, conhecidos por reduzir a inflamação intestinal.

Vegetais congelados (Créditos: depositphotos.com / serezniy)

Como integrar mais vegetais congelados na sua dieta?

Quer saber como adicionar mais vegetais congelados à sua dieta? Aqui estão algumas dicas práticas para você:

  1. Aumente as sopas: Quer a sopa seja caseira ou enlatada, adicione vegetais congelados para aumentar as fibras e antioxidantes.
  2. Tempere e asse: Não é necessário descongelar os vegetais antes de assá-los. Basta colocá-los diretamente no forno após temperá-los.
  3. Adicione aos ovos: Combine vegetais congelados com ovos para uma refeição rápida e saudável.
  4. Misture em smoothies: Adicionar vegetais congelados aos smoothies é uma maneira fácil de aumentar os benefícios anti-inflamatórios.

Veredito final sobre vegetais congelados

Os vegetais congelados são tão ricos em nutrientes quanto seus equivalentes frescos. Além disso, são uma maneira econômica e conveniente de aumentar a nutrição em suas refeições, ajudando a controlar a inflamação.

Adicionar vagem, batata-doce, verduras e ervilhas ao seu freezer pode ser um passo simples e eficaz para uma dieta mais saudável. Aproveite para estocar misturas congeladas de pimentão-cebola ou brócolis-couve-flor e comece a se beneficiar desses alimentos hoje mesmo!

Fonte: Redação O Antagonista