Desde implantação, Águas Cuiabá provoca quase mil reclamações de consumidores

29 de novembro de 2017 790

Um levantamento feito pelo Procon de Mato Grosso mostra que desde que foi implantada na Capital, Águas Cuiabá já provocou quase mil reclamações de consumidores.

Os dados são baseados a partir de 02 de agosto deste ano até esta segunda-feira (27).

Já foram efetuados 930 registros de reclamações, entre os principais problemas estão a cobrança indevida e/ou abusiva, com 858 registros, dúvidas sobre a cobrança, valor, reajuste, contrato e orçamento, com 18 registros e a recusa injustificada em prestar serviço, com 12 registros.

Segundo o Procon, o serviço da concessionária ocupa a segunda posição no ranking dos serviços, com maior queixa dos consumidores, ficando atrás da Energisa.

Em entrevista ao Mato Grosso Mais, o assessor jurídico do Procon-MT, Rolf Santiago, disse que uma das explicações para a conta abusiva chegar até sua casa, é porque não há uma cobertura suficiente para a leitura de todos hidrômetros dos consumidores.

“As empresas de serviços gerais não conseguem funcionar o suficiente para fazer a leitura de todos os relógios, então se divide pelo número de hidrômetros, no caso da água, com os funcionários que têm, eles fazem a leitura de uma parte da cidade e o resto eles mandam pela média do mês anterior.”, disse o assessor.

Ainda segundo o Procon, essa forma de cobrança é proibida. A partir do momento que o consumidor tem um equipamento capaz de fazer a leitura do consumo, ele deve ser cobrado apenas pelo que realmente consumiu.

Caso o usuário do serviço perceba uma diferença no valor atribuído na conta de determinado mês, a reclamação deve ser feita em um dos Procons abertos na cidade.

Para efetuar essa reclamação é necessário a fatura com o valor abusivo e os documentos pessoais do autor da queixa.

De acordo com Rolf Santiago, o nível de resolução dos casos está sempre acima da média. “A gente tem conseguido resolver um número significativo, acima de 50% dos casos”, afirma.