Desvendando os diferentes tipos de diabetes: O que você precisa saber para cuidar da sua saúde

16 de setembro de 2024 47

Produzido por: Glic Diabetes

Diabetes: o que é, tipos e diagnóstico

Com certeza você deve conhecer um amigo, vizinho ou familiar que tem diabetes. A condição é uma das mais comuns no Brasil: estima-se que existam mais de 16 milhões de pessoas com diabetes.Só que metade desse número não sabe que tem a condição. Por isso, é tão importante compartilharmos informações sobre a condição para que mais pessoas possam ficar atentas aos sintomas e buscarem ajuda médica.

Neste texto vamos falar sobre os principais tipos de diabetes, sintomas e como é feito o diagnóstico. Confira!

O que é o diabetes?

É uma condição crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz. Existem diversos tipos de diabetes.

Aqui, vamos falar sobre os mais comuns. São eles:

1) Diabetes tipo 1 (DM1): Geralmente diagnosticada em crianças e jovens adultos.

Nele o corpo realiza um ataque contra as próprias células beta do pâncreas, que deixam de produzir insulina e chamamos isso de ataque auto-imune. Cerca de 5 a 10% das pessoas com diabetes têm diabetes tipo 1. O tratamento envolve, principalmente, a utilização de insulina.

2) Diabetes tipo 2 (DM2): É a forma mais comum de diabetes: cerca de 90% das pessoas têm a condição.

Normalmente uma pessoa pode levar anos para ser diagnosticada com diabetes tipo 2, pois se manifesta de maneira silenciosa. No tipo 2 há resistência aos efeitos da insulina ou não produz insulina suficiente para manter a glicemia regulada.

3) Diabetes gestacional: Para permitir o desenvolvimento do bebê, a mulher passa por mudanças em seu equilíbrio hormonal. A placenta é uma fonte de hormônios que reduzem a ação da insulina, tão importante para a utilização de glicose no corpo. Com isso, o pâncreas aumenta a produção de insulina para tentar compensar. No entanto, em algumas mulheres, esse processo não ocorre e elas desenvolvem o diabetes gestacional, caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue.

4) Diabetes tipo LADA: Já o tipo Lada geralmente acomete adultos e há destruição das células beta produtoras de insulina no pâncreas. O processo é parecido com o tipo 1, porém de forma mais lenta.

5) Diabetes Tipo MODY: É decorrente de origem genética e, em muitos casos, é confundido com o tipo 2.

O nome Mody vem do inglês Maturity Onset Diabetes of the Young, em português, diabetes juvenil de início tardio.

Acontece quando a produção ou a ação da insulina ficam prejudicadas pela mutação de um ou uma série de genes. Pode ser transmitido de pais para filhos. Dependendo do gene, chama-se o MODY de um determinado nome. Por exemplo, o MODY 3 (gene envolvido HNF1α) é o tipo mais comum.

Principais sintomas

  • Vontade de urinar mais vezes

  • Fome frequente

  • Sede constante

  • Perda de peso

  • Fraqueza

  • Fadiga

  • Náuseas e vômitos

  • Infecções frequentes

  • Visão embaçada

  • Dificuldade na cicatrização de machucados

  • Formigamento nos pés

Como é feito o diagnóstico

Com um simples teste de ponta de dedo já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia. Caso exista, será necessária a realização de outros exames, entre eles o de hemoglobina glicada (que informa a média da taxa de açúcar no sangue nos últimos três meses), teste oral de tolerância à glicose, pesquisa de anticorpos do diabetes, entre outros. Dependendo dos sintomas e dos fatores de risco, o médico irá solicitar exames para confirmação do diagnóstico.

Estou com diabetes, e agora?

Caso você receba a notícia de que tem diabetes, não se desespere! Não é fácil ouvir que se tem a condição, mas com tratamento adequado e informação é possível conviver numa boa com o diabetes, tendo uma vida longa, feliz e saudável.

De olho nisso, a Glic pode te ajudar a aprender mais sobre a condição e a como se cuidar. Com o WhatsApp da Glic, você pode registrar suas taxas de glicemia e pressão arterial, além de tirar dúvidas com as nossas educadoras em saúde.

 

Fonte: HORAS DA VIDA