Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher

14 de maio de 2021 269

Um aumento alarmante nos casos de doenças cardiovasculares em mulheres chama atenção das sociedades médicas. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a proporção de mortes por doenças cardiovasculares entre homens e mulheres, que já foi de 9 homens para cada mulher, está em 5,3 homens para cada 4,7 mulheres. Ou seja, em pouco tempo, o número praticamente se igualou, o que causa grande preocupação

Diante desse cenário, a Deputada Federal Mariana Carvalho propôs o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher, por sugestão da SBC e do Dr. Marcelo Queiroga, ex-presidente da entidade e hoje Ministro da Saúde. A proposta foi apresentada em 2019 e aguarda a votação pela Câmara. Por isso, Mariana protocolou pedido de urgência para que seja votada o quanto antes. 

A data deve ser celebrada anualmente em 14 de maio. 

“Nosso objetivo é criar ações do poder público para organizar palestras, eventos e treinamentos sobre o tema, antecipando assim o diagnóstico. Ter um dia específico todos os anos para isso, com a mobilização do poder público, entidades e sociedade será muito importante. Mulher precisa de cuidado”, alertou a Deputada. 

Fonte: DJAIR ASSESSORIA DEPUTADA MARIA CARVALHO