Diferente de Bolsonaro, novo presidente do Uruguai prega defesa da democracia na posse

2 de março de 2020 122

De Janaína Figueiredo no Globo.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, destacou neste domingo que seu país tem uma das democracias mais plenas do mundo, construída, entre outros, pela imprensa e por movimentos sociais e militares que “cumprem suas funções em estrito respeito ao poder civil”. Líder de uma coalizão de cinco partidos de centro-direita, o novo chefe de Estado mostrou-se ciente dos desafios que enfrentará o Uruguai nos próximos tempos e, também, o resto da região. Ele recebeu a faixa presidencial de Tabaré Vázquez, que se despediu do cargo aplaudindo seu sucessor.

— Na democracia, os governos são eleitos, cobrados e trocados pelo povo. A base fundamental é uma cidadania comprometida e responsável — disse Lacalle Pou.

Na plateia de convidados internacionais estavam o presidente Jair Bolsonaro, o chileno Sebastián Piñera, o colombiano Iván Duque e o paraguaio Mario Abdo Benítez. Segundo a televisão uruguaia, o presidente brasileiro foi recebido por um misto de vaias e aplausos quando saiu do Parlamento.

 

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, não foi ao país vizinho porque faz hoje seu discurso anual ao Congresso, mas telefonou para Lacalle Pou e combinaram de se encontrar em algum momento. Os  líderes da Venezuela, Nicolás Maduro, de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da Nicarágua, Daniel Ortega, não foram convidados.

(…)