Dinamarca pode abrir caminho para vacinação obrigatória
Caso uma política de vacinação obrigatória fosse aplicada no Brasil, como seria?
Essa discussão está acontecendo, agora, na Dinamarca. O país europeu procura substituir suas leis de emergência por uma nova “lei de epidemia”.
A legislação proposta — que se tornaria uma medida permanente, em vez de temporária — poderia obrigar certas pessoas a receber a vacina e permitir que a polícia usasse a força se necessário para administrá-la.
Os elementos mais controversos da legislação pró-vacina na Dinamarca incluem:
- forçar as pessoas a serem “examinadas clinicamente, hospitalizadas, tratadas e colocadas em isolamento”;
- conceder à Autoridade de Saúde dinamarquesa o poder de “definir grupos de pessoas que devem ser vacinadas para conter e eliminar uma doença perigosa”;
- coagir as pessoas que se recusam a receber a vacina em certas circunstâncias “por meio de detenção física, com a polícia autorizada a ajudar”.
As informações mais detalhadas sobre a proposta de legislação foram divulgadas pelo jornal The Local Denmark.
Como esperado, a legislação enfrentou grande resistência. Protestos foram registrados nos últimos dias em vários locais do país da Europa. Grupos empresariais também argumentam que a legislação vai longe demais.
O debate que está sendo realizado na Dinamarca é um lembrete para outros países de que alguns políticos parecem estar determinados a ignorar as liberdades individuais dos cidadãos utilizando a pandemia de coronavírus como justificativa.