Distribuição de absorventes a mulheres em vulnerabilidade é arquivado por deputado bolsonarista, em RO

12 de outubro de 2021 287

Os deputados estaduais Jair Montes (Avante) e Marcelo Cruz (Patriotas) apresentaram em meados de junho deste ano na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) projetos semelhantes com o objetivo de assegurar a oferta gratuita de absorventes higiênicos a mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Projeto de Lei nº 1257/2021 de autoria de Jair Montes institui e define diretrizes para a política pública “Menstruação sem Tabu” de conscientização e universalização do acesso a absorventes higiênicos no estado de Rondônia.

A matéria que estava na Comissão de Constituição e Justiça da ALE/RO recebeu parecer favorável da deputada estadual Rosângela Donadon, no entanto o deputado estadual bolsonarista Eyder Brasil (PSL. – Foto em destaque) decidiu arquivar o projeto sob alegação de que a matéria é inconstitucional por considerar que a proposta gera custos para o poder executivo.

Jair montes e Marcelo cruz informaram que vão representar a matéria novamente sob a justificativa de que o assunto vai muito além do aspecto de higiene e conforto da mulher, pois trata de uma questão de saúde e de acesso à educação e trabalho para as mulheres social e economicamente vulneráveis.

Veja abaixo o arquivamento, feito por Eyder Brasil:

 

Fonte: ALAN ALEX
PAINEL POLITICO (ALAN ALEX)

Alan Alex Benvindo de Carvalho, é jornalista brasileiro, atuou profissionalmente na Rádio Clube Cidade FM, Rede Rondovisão, Rede Record, TV Allamanda e SBT. Trabalhou como assessor de imprensa na SEDUC/RO foi reporte do Diário da Amazônia e Folha de Rondônia é atual editor do site www.painelpolitico.com. É escritor e roteirista de Programas de Rádio e Televisão. .