Dono da Havan e aliados de Bolsonaro são alvos de operação da PF

27 de maio de 2020 156

Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga a produção e reprodução de notícias falsas e ameaças à Corte. Dentre os alvos, estão o ex-deputado federal Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang (Havan), o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP) e blogueiro Allan dos Santos.

Em relação a Jefferson e Hang, as buscas foram realizadas nas casas deles, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, respectivamente.

Já no caso de Garcia, as buscas foram realizadas no gabinete, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde computadores foram apreendidos.

O blogueiro Allan dos Santos, as buscas ocorreram na casa dele, em uma área nobre de Brasília.

Em toda operação, são 29 mandados de busca e apreensão. As ordens foram expedidas pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, relator do inquérito.

 

Além dos estados do Rio de Janeiro e Brasília, também há mandados para ser cumpridos também nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

Histórico do inquérito

O inquérito para apurar a produção de notícias falsas (fake news) e disseminação de ameaças a ministros do STF foi aberto em março de 2019, por ordem do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli.