Duas mulheres disputam a Prefeitura de Ariquemes, governadores da Amazônia Legal em Porto Velho, comércio da capital carente de um Calçadão

9 de agosto de 2024 64

Ariquemes – Com a parceria de seis partidos políticos, a prefeita de Ariquemes, Carla Redano, do União Brasil, teve o seu nome confirmado como candidata à reeleição, após a realização de a convenção na segunda-feira (5). A chapa tem como vice o empresário, pecuarista e vice-presidente do Lions Clube Canaã, André Rossetto, do PL. Estão aliados à candidatura de Carla, além de o UB e PL, o PRD, PSD, Agir36 e DC. Também foram oficializados os nomes dos candidatos a vereador. “Entrei na política como vereadora para fazer o meu papel de legisladora, presidi a Casa de Leis de Ariquemes, fui eleita prefeita e graças a Deus estou fazendo o que a população mais precisa”, disse Carla, que é esposa do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), já eleito presidente da Assembleia Legislativa a partir de fevereiro do próximo ano.

Ariquemes II – O ex-deputado federal Lucas Follador abortou a sua pré-candidatura a prefeito de Ariquemes. Lucas é de família tradicional de políticos da região polarizada por Ariquemes, onde ele já foi vice-prefeito, o pai, Adelino, vereador e prefeito de Cacaulândia (três mandatos) e sua mãe, Ana Maria Follador, ex-presidente da câmara e vereadora do município por três mandatos. O ex-vereador Rafael O Fera (Podemos) cassado recentemente pelos seus colegas teve a liminar, que garantia sua candidatura a prefeito cassada pela Justiça e, mesmo que consiga nova liminar dificilmente terá condições de concorrer com segurança, pois está inelegível. A disputa ficará entre duas mulheres, a prefeita Carla Redano (UB) e a professora universitária, Agna Souza, do MDB e a expectativa é que teremos eleições equilibradas em Ariquemes.

Fórum – Porto Velho sedia hoje (8) e amanhã o 28ª Fórum de Governadores da Amazônia Legal (AL). O evento ocorre no Palácio Rio Madeira com a participação de os governadores dos estados-membros da AL, além de secretários de Estado em debates envolvendo pautas regionais. O que for discutido e aprovado durante o fórum se torna pauta conjunta dos Estados integrantes da Amazônia Legal. As reivindicações conjuntas facilitam a canalização de recursos para atender a região. Estão na pauta Governança Fundiária, Agricultura e Economia Verde, Infraestrutura e Transporte, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Segurança Pública.  

Fórum II - “Rondônia está em franco desenvolvimento e temos ótimos resultados em se tratando de preservação do meio ambiente atrelado ao desenvolvimento socioeconômico. Em todas as agendas do Fórum temos muito o que colaborar, mas estaremos atentos ao que os Estados coirmãos também têm a compartilhar, afinal, este é um evento destinado à troca de experiências e o que eles apresentam de bom também pode colaborar com a aceleração do processo de desenvolvimento rondoniense”, argumentou o governador Marcos Rocha (UB). O evento se torna uma vitrine da região para os demais segmentos do País e do Planeta, devido à importância do bioma Amazônia ao desenvolvimento mundial. A Amazônia Legal é composta por nove Estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Calçadão – O comércio na área central de porto Velho, que já foi dos mais movimentados enfrenta enorme crise. Em passado recente os comerciantes da Avenida 7 de Setembro, a principal da capital sempre concentrou a maior parte do comércio, mas sempre teve problemas com a falta de estacionamento regulamentado. Após os ônibus circular ocupar exclusivamente a faixa direita de a avenida, estacionar ficou mais complicado e hoje, comércio que não tem estacionamento próprio tem problemas, que poderiam ser solucionados com um Calçadão, a exemplo de Londrina, Curitiba e outras grandes cidades, do início da 7 de Setembro até a Avenida Marechal Deodoro. Os candidatos a prefeitos poderiam colocar suas equipes para apresentar uma solução para os comerciantes da importante área, e evitar o fechamento contínuo de lojas deixando a região em situação de abandono, como ocorre hoje, e com tendência a aumentar o esvaziamento de comerciantes.  

Respigo

Já é possível notar a mobilização de inúmeros candidatos a vereador em busca do voto em Porto Velho. Se eleger vereador não é missão das mais fáceis, porque a divisão entre o eleitorado é grande, mesmo entre os familiares, e exige muito “pé no chão” +++ O deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno) esteve acompanhando nos últimos dias a maioria das convenções partidárias, para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador em vários municípios da região. A participação do parlamentar é fundamental na eleição a prefeito e vereador, porque são eles, que estão permanentemente em contato com a população e recebem de o deputado Jean Mendonça o apoio para atender suas reivindicações junto ao Governo do Estado nas áreas de saúde, educação, estradas, cultura, esporte, saneamento básico, etc. +++ A estiagem em Porto Velho e no interior do Estado continua. Temperaturas elevadas, umidade do ar baixa e muita fumaça prejudicam o dia-a-dia das pessoas, inclusive, contribuindo para a ampliação de doenças respiratórias em crianças, idosos e pessoas com morbidade.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)