E Confúcio

2 de novembro de 2017 1162

Os tempos bicudos

Em tempos bicudos, de vacas magras, fica difícil acreditar nas obras anunciadas pelas esferas municipal, estadual e federal para Rondônia. A começar pela construção do novo terminal rodoviário e da novela do esgotamento sanitário, obras que o governador Confúcio Moura (PMDB) jogou a toalha e transferiu a responsabilidade (o abacaxizal todo) para o prefeito HIldon Chaves (PSDB).

No âmbito municipal o prefeito Hildon Chaves queimou a largada no seu ambicioso programa de asfaltamento de 300 quilômetros. O primeiro ano não sinaliza que a prefeitura consiga um resultado tão exitoso, a não ser que sejam contabilizados para si também a pavimentação feita pelo DER, ou seja, pelo governo do estado que atualmente trabalha na região do Aeroclube.

Da esfera federal, com o contingenciamento de recursos atingindo até a segurança pública, com nossas fronteiras escancaradas para o narcotráfico, a dragagem do Rio Madeira  esta meia boca e sabe-se lá quando serão iniciadas as obras da ponte binacional em Guajará Mirim e da Usina Hidrelétrica de Tabajara, em Machadinho do Oeste, que seguem sem previsões confiáveis.

E Confúcio?

O jantar do PMDB realizado em Porto Velho definiu o candidato do partido ao governo, que será Maurão de Carvalho consagrando-se apenas Valdir Raupp ao Senado. Pelo que se viu o PMDB de Rondônia descartou a possibilidade de o governador disputar uma cadeira ao Senado pelo partido e se ele quiser entrar nesta disputa terá que buscar outra legenda. Estão disponíveis para tanto, o PSB e o PDT.

Distrito Industrial

É lamentável a situação de abandono do distrito Industrial de Porto Velho, as margens da BR 364. Inúmeras empresas receberam doações de áreas caríssimas naquela região, mas a crise econômica jogou os empreendimentos no chão. O governo do estado, a prefeitura de Porto Velho, Assembléia Legislativa e a câmara de vereadores deveriam se unir para a reativação deste importante projeto, já que se trata de geração de emprego e renda.

Eleições 2018

Com o PMDB de Michel Temer e o PSDB de Aécio Neves navegando em águas turvas e com seus possíveis presidenciáveis tomando poeira de Lula (T) e Bolsonaro (Patriotas), a aliança já defende uma Frente Ampla para as eleições do ano que vem. Buscar um candidato de consenso é um desafio, mas o próprio prefeito de São Paulo, João Dória já admite a necessidade de se montar esta coalizão que teria também os Democratas no mesmo palanque.

Cenário de abandono

O mesmo cenário de abandono e de falta de recursos existente em Rondônia para vigiar as fronteiras tomadas pelo narcotráfico, também padece o Mato Grosso do Sul e o Paraná, na região das três fronteiras. O tráfico de armas, de drogas, o contrabando e o descaminho só tem piorado nos últimos anos. Como se vê, o Brasil esta perdendo a guerra contra os cartéis de drogas e as facções criminosas. 

Os boatos

O deputado Aécio da TV (PP-Porto velho) manifestou sua indignação no plenário da Assembléia Legislativa conta boatos assacados contra ele e seu filho, Luan da TV, que é vereador na capital. Lembrou que sempre que chega a temporada política ocorrem estas apelações para denegrir e lhe prejudicar nas urnas. Pitoco, sem condenações e com boa folha de serviços prestada à sociedade, o parlamentar lamentou a velha maneira de se fazer política.

Via Direta

*** Depois das convenções municipais realizadas no interior do estado, o PDT se prepara para encontro estadual no próximo dia 12 *** O evento terá a presença do presidenciável Ciro Gomes e do presidente nacional Carlos Lupi *** Impressiona como tem aumentado a violência com as mulheres neste país. *** Infelizmente em Rondônia temos elevado numero de vitimas nos últimos anos *** E muitos crimes com requintes de crueldade.

POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br