Eliminação do Corinthians nas quartas camufla campanha com números decepcionantes

10 de agosto de 2022 141

O Corinthians foi eliminado, nesta terça-feira, pelo Flamengo nas quartas de final da Copa Libertadores. O time alvinegro caiu após duas derrotas, no Maracanã (1 a 0) e na Neo Química Arena (2 a 0). Apesar de voltar a disputar uma Libertadores de maneira competitiva, a campanha e a empolgação ao passar pelo Boca Juniors na Bombonera camuflaram uma participação com números decepcionantes.

Ao longo de 10 jogos na atual edição da competição, o Corinthians somou apenas duas vitórias, ambas na fase de grupos. A primeira veio sobre o Deportivo Cali, com gol contra de Caldera. O segundo triunfo foi sobre o Boca Juniors, por 2 a 0.

Além das duas vitórias, o Corinthians obteve outros cinco empates (Always Ready, Deportivo Cali e Boca Juniors – três vezes) e três derrotas (Always Ready e Flamengo – duas vezes). Os comandados de Vítor Pereira marcaram apenas cinco gols, sendo que a equipe não balançou as redes na fase de mata-mata.

A defesa corintiana foi vazada em sete oportunidades, fazendo com que o time terminasse sua participação com saldo de gols negativo (-2). O mau desempenho do ataque contrasta com o momento em que o Corinthians reforçou o setor, contratando Yuri Alberto e montando um trio dos sonhos, com Roger Guedes e Willian, que logo foi desfeito por insatisfação tática de Vítor Pereira.

O treinador português, ao ser questionado sobre a fraca campanha, em números, do Corinthians na Libertadores mostrou irritação e foi sucinto. Ele recordou que o time não chegava às quartas de final há dez anos e apontou o elenco e as lesões como fatores determinantes para a eliminação.

“Vou colocar uma questão: há quanto tempo o Corinthians não chega a esta fase? Quantos jogadores estiveram fora? Chegamos até aqui e fomos eliminados pelo Flamengo, que tem um grande elenco. A resposta está aí”, afirmou Vítor Pereira.

Cássio, por sua vez, repetiu um mantra de dirigentes brasileiros para explicar como o Corinthians poderá lutar pelo título da Libertadores. Segundo o goleiro, o segredo é participar seguidas vezes do torneio continental, para ganhar cancha e aprender a disputá-lo.

“Acho que nós chegamos nas quartas perdendo para uma grande equipe. Nos dedicamos ao máximo para encontrar o resultado. Não faltou entrega. Para ganharmos novamente a Libertadores, precisamos disputar todos os anos. É dolorido quando você é eliminado, mas como vínhamos há algum tempo sem jogar a Libertadores, acabamos perdendo, mas com dignidade. Amanhã temos de levantar a cabeça, tem clássico, o segundo turno do Brasileirão e o jogo de volta da Copa do Brasil”, afirmou Cássio.

O Corinthians volta seu foco para o jogo com o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. A partida acontece no sábado, na Neo Química Arena, e será crucial para a sequência da temporada.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO