Em jogo animado, Fla vence o Bahia e reassume liderança do Brasileirão

31 de maio de 2018 417

Precisando vencer para voltar à liderança do Brasileirão, por conta da vitória do São Paulo sobre o Botafogo, o Flamengo entrou em campo empurrado pela massa do Maracanã para encarar o Bahia. E não decepcionou: sem dar grandes chances ao adversário, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0, chegando a 17 pontos e reassumindo a ponta da tabela.

O jogo

Como de costume, o Flamengo iniciou a partida mantendo a posse de bola, tentando trocar passes para encontrar o caminho do gol. Enquanto isso, o Bahia acreditava na velocidade de seus meio campistas para tentar surpreender o time da casa através de seus contra-ataques.

Com apenas cinco minutos de jogo, o Fla deu o primeiro susto. Lucas Paquetá encontrou espaço na intermediária, ajeitou para a perna esquerda e resolveu finalizar. O tiro saiu forte e com endereço certo, mas o goleiro Anderson voou para defender e mandar para escanteio.

Na cobrança da bola parada, o Mengão deu um novo susto. Em jogada ensaiada, Paquetá lançou Vinicius Júnior. O atacante acionou Jonas na entrada da área, que chutou meio desajeitado, mas a bola passou perto do travessão defendido pelo goleiro tricolor.

O Flamengo seguiu com seu estilo de jogo e, aos 25, chegou novamente muito perto do gol, mas esbarrou no arqueiro adversário e em vacilo do centroavante Henrique Dourado. Em bola vindo do escanteio, Paquetá se antecipou e cabeceou no primeiro pau. Anderson defendeu no primeiro momento, a bola bateu na trave e sobrou para Dourado na pequena área. Entretanto, o centroavante finalizou muito mal e deixou a bola fácil para a defesa do Bahia.

O primeiro tempo parecia que ia terminar sem alterações no placar. Porém, em cochilo da zaga baiana, Diego acreditou no lance e conseguiu abrir o placar aos 41. O camisa 10 recebeu passe de Renê, a defesa adversária esperava que a bola fosse para Dourado, que estava impedido. Mas o meia seguiu no lance e chegou sozinho à pequena área, precisando apenas empurrar a bola pro fundo das redes e sair pra comemorar.

Logo após o gol, o Bahia passou a demonstrar mais ofensividade. Contudo, o Mengão foi quem voltou a marcar. Em trama ofensiva, Renê fez belo passe enfiado para Lucas Paquetá. Paquetá, por sua vez, foi perfeito no lance, dando toque por cavadinha na saída do goleiro e colocando 2 a 0 no marcador aos 44 minutos.

A primeira etapa foi encerrada aos 48 minutos, com o Flamengo descendo para os vestiários com boa vantagem no placar e a massa rubro-negra satisfeita nas arquibancadas. E logo na volta do intervalo, Jonas foi substituído por Rômulo.

Os minutos iniciais do segundo tempo foram de pressão do time visitante. Com apenas dois minutos, Régis arriscou de fora e obrigou Diego Alves a fazer boa defesa, o que ainda não tinha acontecido no primeiro tempo. Porém, o Fla não demorou a equilibrar o duelo.

Aos 10 minutos o Mais Querido teve uma grande oportunidade em contra-ataque, mas Vinicius Júnior vacilou no último passe. Diego avançou bem pela intermediária e acionou o camisa 20 em velocidade pela esquerda. O atacante invadiu a área e tentou encontrar Everton Ribeiro, que ficaria com o gol aberto para marcar. Mas a zaga tricolor apareceu bem e desarmou o meia do Fla.

Aos 13 minutos, Léo Duarte sentiu problema físico e deu lugar a Matheus Thuler, zagueiro de 19 anos que havia jogado apenas uma partida no Brasileirão.

O Bahia passou a ter mais poderio ofensivo do que no primeiro tempo. O Flamengo, por sua vez, tinha cada vez mais espaço para contra-ataque. Porém, na maioria das oportunidades, faltava ímpeto físico para os atletas do Fla. Além do fato de que Henrique Dourado se mostrava, mais uma vez, pouco produtivo e participativo, sem grandes colaborações para os companheiros de equipe.

Prova disso é que, quando o Bahia dava mais espaço no ataque, o Ceifador foi substituído. As 33 minutos, o camisa 19 deu lugar a um dos xodós de Mauricio Barbieri: o volante Jean Lucas.

Aos 36 minutos, o goleiro Diego Alves mostrou mais uma vez porque é tão valorizado. Primeiro, Zé Rafael chutou colocado, na entrada da área. No rebote, Elber teve a bola sozinho na entrada da pequena área e finalizou muito bem, mas o camisa 1 brilhou novamente e impediu o tento adversário.

A partida seguiu com as equipes demonstrando a mesma postura e, apesar das chances para os dois lados, o marcador não teve alterações.

Com o triunfo por 2 a 0, o Mengão voltou à posição mais alta da classificação do Brasileirão. Vale destacar também que, dos três clubes que iniciaram a rodada com apenas um ponto a menos que o Fla, apenas o São Paulo venceu. Logo, o Mais Querido abriu mais distância do 3° e do 4° colocado, passando a ter três pontos de vantagem de ambos.