EM QUEM VOTARÃO OS ELEITORES DE BOLSONARO,LULA ,OU MORO, QUE FICAREM FORA DO 2º TURNO?

13 de dezembro de 2021 316

Não é preciso ser nenhum "douto"em política  para que se perceba desde logo o "embróglio" que se dará na eleição presidencial de segundo turno,em outubro de 2022,se for o caso,se o resultado apurado das urnas der o que vem sendo apontado nas pesquisas eleitorais até agora,

Três candidatos despontam nas pesquisas,Lula,Boisonaro e Sérgio Moro,mas só haverá lugar no 2º Turno da disputa das eleições para os dois primeiros colocados.

Ora,é evidente que se a votação no primeiro turno apontar um resultado em que a votação do primeiro colocado perfaça o mínimo de 50% dos votos apurados válidos,não haverá segundo turno, e o vencedor do primeiro turno será eleito presidente da república.

Mas se for diferente ,e por isso a necessidade de um segundo turno,essa eleição pode complicar, desde o momento em que a soma dos votos  do vencedor do primeiro turno seja inferior à soma dos votos do segundo colocado,mais os de ficar em terceiro lugar,e dos "demais".

Em quem votariam os eleitores de Bolsonaro se ele ficasse  fora do segundo turno? Em Lula ou Moro?

Parece  que nessa eventualidade seria bem mais provável que os eleitores de Bolsonaro, no primeiro turno migrassem para  Sérgio Moro no segundo ,o qual teria,pelo menos em tese,menor rejeição "ideológica"nesse eleitorado do que o candidato Lula da Silva. Nessa hipótese tudo leva a crer que Moro venceria a eleição presidencial,com os seus  próprios eleitores de primeiro turno ,mais os de Bolsonaro.

Mas se Lula fosse eliminado no primeiro turno,o que parece difícil.mas não impossível,em favor de Bolsonaro e Moro? Como ficaria esse "embróglio"para o segundo turno? Em quem votariam os eleitores de Lula? Em Bolsonaro ou Moro?

Parece que também na ocorrência desse resultado o maior beneficiário seria novamente Sérgio Moro,que acabaria  recebendo o apoio total da "terceira via",especialmente da "tchiurma" do PSDB,de FHC "& Companhia" ,que se alternou no poder com o PT ,de 1995 a 2016,fazendo  papel de uma "falsa" esquerda,conforme acordo do "Pacto de Princeton",firmado entre Lula e FHC,nos Estados Unidos,em 1993.,tudo com base na "Estratégia das Tesouras",de Hegel e Karl Marx. Seria a esquerda "mais moderada" de volta ao poder.

E se  Moro resultar fora do segundo turno? Quem receberia os seus votos no segundo turno das eleições de outubro de 2022 ? Lula ou Bolsonaro?

"Apesar de tudo",mais parece que o eleitorado de Sérgio Moro acabaria relevando os desaforos detonados por Bolsonaro contra Moro,e seriam "forçados" a optar por Bolsonaro,antes  da "tragédia" Lula.

Desse modo,se a votação "somada" de Bolsonaro e Sérgio Moro no primeiro turno for maior do que a de Lula,tudo leva a crer que Bolsonaro seria reconduzido à presidência,com os votos inclusive  de Moro.

É claro que a "inclinação" dos eleitores dos outros diversos candidatos à presidência no primeiro turno não poderia ser desprezada no resultado de segundo turno,dependendo da sua "expressividade"..

"No más",esse tema seria de infindáveis  discussões e opiniões divergentes.

Sérgio Alves de Oliveira

Advogado e Sociólogo

Fonte: SÉRGIO ALVES DE OLIVEIRA
O CONTRAPONTO

Sérgio Alves de Oliveira