Encontro de bruxos acreanos é realizado no campus da Ufac, em Rio Branco

7 de novembro de 2017 1030

O Oitavo Encontro Regional de Bruxos foi realizado no último domingo, 6, no campus sede da Universidade Federal do Acre (Ufac). O evento teve como objetivo promover a troca de informações e permitir a confraternização entre bruxos e pessoas que tenham interesse no assunto.

Estudante de Artes Cênicas, Allana Khristie (26), organizadora do encontro, voltou a realizar a reunião tendo em vista o interesse de algumas pessoas. Por falta de público, os encontros não aconteciam desde dezembro de 2016. O objetivo da estudante é que os eles voltem a ser realizados sempre no primeiro domingo do mês, às 15h00, na Ufac.

Marta Alves (21), acadêmica de Ciências Sociais, motivada pela curiosidade foi uma das participantes. Ela já tinha um conhecimento prévio sobre o assunto, adquirido através de pesquisas na internet. Nas suas explorações sobre bruxaria, não sentia firmeza nas informações encontradas, diferente da confiança que encontrou ao conversar presencialmente com os praticantes reunidos pelo evento.

Por gostar de conhecer as variadas religiões e o interesse que a religião wicca desperta, a estudante de Ciências Sociais pretende comparecer nos futuros encontros e aprender mais sobre o tema.

“Tudo que é novo dá medo nas pessoas, sempre procuro tentar esclarecer e dialogar”, fala Allana, que tem medo de expor sua religião por ser algo socialmente mal visto e carregar um estigma negativo. No entanto, ela considera necessário ter coragem por reconhecer a importância de promover encontros como esse, para disseminar o conhecimento, que não deve ser abafado.

Wicca – A estudante de Artes Cênicas explica que wicca é uma religião neopagã que cultua, respeita e observa os ciclos da natureza. O dogma da religião foi o que mais lhe atraiu, ele diz que: “Faça o que desejar, mas sem a ninguém prejudicar”.

O Neopaganismo é um resgate das práticas readaptadas e adequadas dos povos pré-cristãos, dentro disso se encontra religiões como a wicca, o druidismo e o xamanismo. Já bruxaria é algo muito mais abrangente do que neopaganismo e a religião wicca. Um bruxo é uma pessoa que pega as energias e condições, se adapta e molda a energia ao seu bel prazer.