Enem 2023: 1º dia tem estreia de prova colorida, investigação da PF e questão sobre canto racista; veja como foi

6 de novembro de 2023 105

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, neste domingo (5), teve redação sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado feito pelas mulheres e, nas provas de linguagens e ciências humanas, questões sobre racismo, Palestina, cântico da torcida do Fluminense e ditadura militar.

No geral, as provas de linguagens e ciências humanas abordaram questões consideradas bem contextualizadas, contemporâneas e com a "cara do Enem", segundo professores ouvidos pelo g1 (veja mais abaixo).

Cores - Foi a primeira edição com a prova colorida para facilitar a leitura - especialmente, dos candidatos com problemas de visão.

Investigação da PF - Logo após o início da prova, começou a circular nas redes sociais a imagem da página da redação. A pedido do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, a Polícia Federal abriu uma investigação.

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou que a PF realizou duas diligências, em Pernambuco e no Distrito Federal. A investigação apontou que a publicação foi feita por uma pessoa que estava em Pernambuco.

O ministro afirma que a foto circulou somente após o início das provas, às 13h30, horário em que todos os portões dos locais de realização do exame já estavam fechados. Camilo explicou que o Inep já tinha divulgado oficialmente o tema da prova quando a divulgação ocorreu.

Canto da torcida do Fluminense - A prova teve uma questão sobre revisionismo de termos racistas, com o contexto de uma música da torcida do Fluminense direcionada à torcida do Flamengo, que falava de “mulambo imundo”. A palavra mulambo é um termo de origem angolana, que significa farrapo, e costuma ser usada em sentido negativo para apontar uma pessoa mal arrumada.

Problema de energia - Parte dos locais de prova em algumas cidades, como a capital paulista, tiveram que recorrer a geradores em razão do fornecimento de energia prejudicado por fortes temporais nos últimos dias. Na Zona Leste de São Paulo, um gerador chegou ao local do Enem 3 horas após os estudantes começarem prova. Os candidatos afetados poderão pedir a reaplicação em dezembro, mesma data em que farão a prova os candidatos alocados em locais muito distantes por um erro da empresa aplicadora do Enem.

Enem gratuito? - Em Brasília, o presidente Lula foi até a sede do Inep, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, visitar a sala de onde é monitorada a aplicação do exame em todo o país. Lá, o presidente afirmou que o país pode "caminhar" para que candidatos não paguem taxa de inscrição do Enem.

Candidatos eliminados: No Acre, um jovem de 20 anos foi eliminado após o alarme do seu celular tocar dentro de sala de aplicação do exame. Conforme as regras do Inep, se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico de um candidato emitir sons mesmo que dentro do envelope porta-objetos, o participante é eliminado do Enem. Já no Recife, uma candidata foi eliminada da prova após perder sua carteira de identidade.

Avaliação das provas

Em relação às provas de linguagens e ciências humanas, professores avaliaram que ficaram dentro do esperado, apresentaram diferentes níveis de complexidade e tiveram a 'cara do Enem', com temas progressistas que abordaram questões contemporâneas como o papel da mulher na sociedade, a equidade de gênero, diversidade, envelhecimento da população, desigualdade e pobreza.

Foi uma prova absolutamente contemporânea, que resgatou todos os principais temas brasileiros. Neste sentido, foi muito bem contextualizada. Foi um exame em que mulheres, gênero, diversidade e até envelhecimento da população caíram, fora as questões de desigualdade e pobreza.

— Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli

Foi uma prova com temas bem progressistas, que abordavam principalmente temas de engajamento social. Um tema muito relevante, importante foi o papel da mulher na sociedade. Vários temas associados à equidade de gênero serviram como contexto na prova. Vários enunciados usaram como contexto fontes bem atuais, o que tornou a linguagem mais acessível, permitindo que o aluno se conectar mais com a informação.

— Caê Lavor, Diretor de Ensino Médio e Avaliações do SAS Educação

As questões, de uma forma geral, estão com diferentes níveis de complexidade. E, nesses níveis de complexidade, temos questões mais fáceis, então puramente interpretativas, muito mais tranquilas de serem feitas.

— Natanael Soares de Barros, coordenador pedagógico do Poliedro

2º dia do Enem

 

No próximo domingo (12), os candidatos fazem as provas de matemática e ciências da natureza. Confira os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

 

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

 

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

📽️ No vídeo abaixo, veja se macetes de matemática realmente ajudam no Enem:

Veja se macetes de matemática realmente ajudam no Enem

Veja se macetes de matemática realmente ajudam no Enem

Enem 2023: veja galeria de fotos do primeiro dia de exame

Candidato chega cedo e arma rede para relaxar até o horário da prova do Enem em Fortaleza — Foto: Gabriela Feitosa/g1Aos 81 anos, candidato tenta Enem em Fortaleza para melhorar na carreira — Foto: Gabriela Feitosa/g1

6 fotos

Locais de prova do Enem no PI têm sorteio de iPhone, show de drag e distribuição de canetas — Foto: Izabella Leal/g1

Locais de prova já começam a receber primeiros participantes da prova.

 

Fonte: G1 NOTÍCIAS