Entenda por que o Brasil não está na disputa do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
(Crédito: Joilson Marconne/CBF)
O futebol masculino será disputado pela 28ª vez nos Jogos Olímpicos, e essa disputa começa nesta quarta-feira, 24, dois dias antes da cerimônia de abertura oficial do evento. Em Paris 2024, 16 países vão brigar por medalhas na modalidade. O Brasil, atual bicampeão, dono do lugar mais alto do pódio em 2016 e 2020, não está entre eles. Entenda o que aconteceu abaixo:
A seleção brasileira disputou vaga no torneio com outros nove países da América do Sul através do Pré-Olímpico, mas não obteve êxito ao fim da competição classificatória para os Jogos, que foi realizada em fevereiro deste ano.
O time comandado pelo técnico Ramon Menezes dividiu o grupo na primeira fase com Venezuela, Equador, Bolívia e Colômbia. O Brasil chegou à próxima fase, conquistando nove pontos conquistados em quatro jogos.
No quadrangular final, porém, a seleção brasileira estreou com derrota para o Paraguai, e depois venceu a Venezuela. Na última rodada, um empate diante da Argentina seria suficiente para a equipe garantir presença em Paris 2024, mas o time acabou derrotado por 1 a 0. Deste modo, Argentina e Paraguai são os representantes da América do Sul nos Jogos Olímpicos deste ano.
Na época da disputa do torneio, a não classificação da seleção brasileira de futebol masculino, que foi encabeçada por Endrick, joia brasileira revelada pelo Palmeiras e que está no Real Madrid atualmente, para os Jogos de Paris foi motivo de revolta de internautas nas redes sociais. O técnico Ramon foi o principal alvo das críticas. Ele segue no cargo mesmo após o fracasso no Pré-Olímpico.