Estiagem no Amazonas deixa porto completamente seco em Manaus

28 de setembro de 2023 69

Em meio às altíssimas temperaturas do final do inverno e começo da primavera no Brasil, a estiagem é o principal problema do Norte do país. O estado do Amazonas é um dos que mais sofrem com a falta de chuvas, que tem feito os rios sumirem. Um porto da Zona Oeste da capital Manaus ficou completamente seco.

Com a falta de água, os barcos ficaram presos na terra. Assim, os passageiros precisam andar no trajeto por onde normalmente passam os rios e atravessar pontes para chegar até o local de onde partem as embarcações que vão para as comunidades ribeirinhas.

Em outros pontos do Amazonas, os rios que ainda não secaram completamente estão com bancos de areia, o que dificulta o trajeto em velocidade normal e em segurança.

Além da dificuldade dos rios, algumas cidades já registram problemas no abastecimento de água e falta de alimentos, provocada justamente pela dificuldade de locomoção das embarcações.

Segundo a Defesa Civil do estado, dos 62 municípios amazonenses, 16 estão em situação de emergência pela falta de água; outros 39 estão em alerta. O governo federal anunciou que criará uma força-tarefa para levar alimentos e insumos às regiões mais afastadas.

Rio secou completamente em um porto de Manaus; seca no Amazonas já dura semanas — Foto: Reprodução/Bom Dia Brasil

Rio secou completamente em um porto de Manaus; seca no Amazonas já dura semanas — Foto: Reprodução/Bom Dia Brasil

 

 

Fonte: Por Bom Dia Brasil