Europa já considera estatizar empresas para prevenir falências com coronavírus
O governo da Itália anunciou nesta terça-feira, 17, que prevê, como parte das medidas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, a nacionalização da companhia aérea Alitalia, que enfrenta grandes dificuldades financeiras há vários anos.
O conselho de ministros “prevê a constituição de uma nova empresa totalmente controlada pelo ministério da Economia e das Finanças, ou controlada por uma empresa com participação pública majoritária, inclusive indireta”, afirma um comunicado publicado na madrugada de terça-feira e que inclui uma série de medidas econômicas. O governo não revela os prazos ou outras modalidades concretas do projeto de nacionalização da Alitalia.
De acordo com a imprensa italiana, Roma prevê um fundo de 600 milhões de euros para o conjunto do setor aéreo nacional, no qual a Alitalia é predominante. Um novo projeto para a venda da Alitalia foi apresentado há menos de duas semanas, em 5 de março, e as empresas ou fundos interessados tinham até o dia 18 para se manifestar, de acordo com um documento publicado no site da empresa.
(…)