Evento mundial + Invasão de terras + Terra sem lei + Seca e enchente

15 de junho de 2021 207

Evento mundial

O mundo vive a combinação das crises sanitária, ambiental, econômica e climática pioradas pela polarização ideológica, na qual quem pensa diferente é desqualificado com insultos e humilhações. Considerando a gravidade desse quadro, que ameaça até a sobrevivência da vida na Terra, o físico italiano Carlo Rovelli propôs que a humanidade passe a “trabalhar em conjunto, em vez de continuarmos a ficar uns contra os outros”.

Nesta parte do mundo, trabalhar em conjunto será sair da guerrilha infantil do “nós contra eles”, combater os crimes que roubam divisas e causam destruição, compreendendo que por sua grandeza a Amazônia requer ações patrióticas. Mas só serão patrióticas superando a mesquinhez dos grupos engalfinhados por efêmeras parcelas do poder, nas quais a corrupção e a incompetência só não ficam evidentes para os crédulos, prontos a aceitar propaganda e o culto à personalidade. Para os investidores, que analisam a situação para além dos boatos, fake news e mexericos caseiros, funciona como espantalho. 

Sem unir esforços do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil pela bioeconomia, o potencial da floresta continuará o maravilhoso universo verde que se degrada com prevaricação e descuido. Para analisar estas e outras questões, está em preparo o Fórum Mundial de Bioeconomia, previsto para outubro. Participar da preparação também é importante.

........................................................................... 

Invasão de terras

Mesmo com seguidas operações policiais no estado, preocupam as invasões de terras no cone sul rondoniense, na região de São Francisco (Vale do Guaporé) e Nova Mamoré, na fronteira com a Bolívia. Tanto as bordas dos parques nacionais, como as terras indígenas são alvo da ganancia de madeireiros, fazendeiros, grileiros e garimpeiros. O conflito pela terra, mesmo em tempos de pandemia, tem aumentado e áreas tem sido loteadas até pela internet, incentivando a ocupação das terras públicas.

Terra sem lei

Com as áreas rurais enfrentando o problema de grilagem e da pirataria no campo, com seguidos assaltos a fazendas, onde se leva de boi a trator para trocar por cocaína na Bolívia, os polos regionais mais importantes do estado como Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena vivem o drama da criminalidade provocada pelos cartéis de drogas. Nos presídios da capital, que se transformaram em escritórios do crime, mais de 70 por cento das prisões são relacionadas ao tráfico de drogas bem como as disputas sangrentas pelo controle do mercado do pó rondoniense.

As definições

As definições das candidaturas ao governo e das chapas proporcionais, que são para Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, passa pelas mãos dos dirigentes partidários. O mando no PSDB é deputada Mariana Carvalho, no MDB do deputado federal Lucio Mosquini, no PDT pelo seu comandante, o senador Acir Gurgacz, no Podemos o deputado federal Leo Moraes, no Democratas o chefe é o senador Marcos Rogério, no PSD Expedito Neto, no PTB, o ex-deputado Nilton Capixaba, no PSB deputado federal Mauro Nazif, no PP a deputada federal Jaqueline Cassol, no PSL Jaime Bagatoli, entre outros.

Seca e enchente

Em ano de enchente no Estado do Amazonas, alvo de cheia nos rios Solimões, Negro, Madeira e Amazonas, é ano de seca em território rondoniense. A história se repetiu em anos passados e há menos de duas semanas do fim do ciclo das chuvas em Rondônia, que é o nosso inverno amazônico, o leito dos rios estão baixando rapidamente e em algumas regiões do estado e na capital o lençol freático já está rebaixado em quase cinco metros em comunidades populosas.

Um drama

Estamos assistindo neste início de junho um panorama hídrico que só aconteceria a partir de setembro. A população de Porto Velho, padece com o abastecimento. Apenas metade dos habitantes da capital, estimados em 530 mil, tem água encanada. O restante se vira como pode com poços artesianos e exponencialmente com poços caseiros que já estão secando. O custo da perfuração para ampliar a capacidade é elevado, cerca de R$ 200,00 metro. O drama da falta de água está ocorrendo mais cedo em 2021, em pleno ano da terrível pandemia que assola o País.

Via Direta

 

*** Até domingo Rondônia ainda não tinha se ressentido com o fechamento de quartéis pelas mulheres de Policiais Militares em  movimento de busca por melhores salários. Vamos ver o que rola a partir de hoje *** Durante a semana pelo menos um suplente deverá assumir cadeira na Assembleia Legislativa de Rondônia, sendo dois na espera, os ex-deputados estaduais Saulo Moreira (MDB-Ariquemes) no lugar de Edson Martins (MDB-Urupá), ou Ribamar Araújo (PR-Candeias do Jamari) na vaga de Aélcio da TV (PP-Porto Velho) *** As queimadas já começaram em algumas cidades da BR e as populações já se ressentem das grossas camadas de fumaça e suas consequências para a saúde pública *** Era previsível a fumaceira ante o aumento do desmatamento na região de Rondônia e estados vizinhos. 

Fonte: CARLOS SPERANÇA
POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br