Ex-presidente Bolsonaro em Porto Velho, trânsito violento da capital superlota PS João Paulo II, a maioria dos acidentes envolve motocicletas

27 de setembro de 2024 35

Bolsonaro – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), “parou” Ji-Paraná na tarde de quarta-feira (25), na sua visita à Capital da BR”. Durante o período em que esteve em Ji-Paraná, hipotecando apoio ao deputado estadual Affonso Cândido, do PL, que é candidato a prefeito, uma multidão sempre esteve ao seu lado. Hoje Bolsonaro tem compromisso em Porto Velho, após passar por Ouro Preto, Jaru e Ariquemes e às 18h em Porto Velho, onde ocorre concentração popular no Espaço Alternativo, na Avenida Santos Dumont onde se manifestará publicamente sobre o seu apoio para a candidata a prefeita da capital pelo União Brasil, Mariana Carvalho. A expectativa é de concentração-monstra às imediações do Aeroporto Governador Jorge Teixeira.

Candidaturas – Com a proximidade de as eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo, as campanhas políticas vão se afunilando e, até os institutos de pesquisas vão atualizando seus trabalhos e trazendo um perfil mais aproximado do que provavelmente teremos nas urnas. E há muitos questionamentos sobre a participação de Bolsonaro no apoio aos candidatos, se seria positiva, negativa ou não teria influência. Rondônia é um Estado extremamente bolsonaristas. No segundo turno das eleições presidenciais em 2022, Bolsonaro somou 64,63% e Lula da Silva 35,37% dos votos bons em Porto Velho. Mariana precisa de 50% mais um voto para se eleger no primeiro turno, mas a maioria de os analistas políticos acredita que teremos segundo turno na capital de Rondônia. Faltam dez dias para as eleições e sabermos se a passagem de Bolsonaro ajudou ou não Mariana e Affonso em Porto Velho e Ji-Paraná, respectivamente.

Vereadora – Animada e extrovertida, como sempre, a pedagoga Dalva Medeiros, candidata a vereadora em Porto Velho, pelo Agir36 trabalha com dedicação junto ao eleitorado da capital em busca de uma das 23 vagas no legislativo municipal. Dalva tem um ótimo relacionamento pessoal e durante um bom período prestou serviços na Escola do Legislativo, que é mantida pela Assembleia Legislativa (Ale), função que ela teve que abrir mão para disputar o cargo de vereadora. Alegre e muito comunicativa, Dalva acredita que terá sucesso em sua pretensão de conseguir uma das cadeiras do Parlamento Mirim e disse estar ciente da função do legislador municipal, que deve ser um permanente guardião do povo. “Não prometo ser a melhor, mas estou bem ciente das atribuições de uma vereadora”, disse.

Trânsito – Circular de carro pelas ruas e avenidas de Porto Velho não é missão para principiantes. O ziguezague de a maioria dos motoqueiros, não motociclistas, que ultrapassa pela direita e não respeita áreas de estacionamentos. Eles abusam da velocidade e respondem pela maioria dos acidentes de trânsito com vítimas na capital de Rondônia. O Pronto Socorro João Paulo II está sempre superlotado, porque cerca de 65% dos atendimentos relacionados a acidentes são de fraturas envolvendo motocicletas. Como Porto Velho é a única capital brasileira que não tem PS Municipal, o JP II está permanentemente lotado e boa parte de as pessoas fica em macas e colchões pelos corredores, porque o nosocômio não tem estrutura para receber tanta gente. Mas é importante destacar, que as pessoas são atendidas, graças à equipe (médicos, enfermeiros, pessoal burocrático, etc.), que não mede esforços para prestar serviço, não importa como.

Campanhas – O Detran-RO vem realizando campanhas educativas na capital e interior visando conscientizar as pessoas sobre a necessidade de dirigir (carros, motos, bicicletas) com segurança. Inclusive com palestras em escolas e parcerias com entidades representativas. Isso tudo é muito bom, mas é necessário orientar, fiscalizar e, se for o caso, punir. Os abusos de motoqueiros nos constantes, inclusive, não respeitam semáforos. E não tem agentes, guardas de trânsito para punir os irresponsáveis. Onde estão os agentes de trânsito? Por que não são mais vistos nos semáforos, cruzamentos movimentados, orientando, organizando o trânsito de Porto Velho? Por que não utilizar em maior volume as lombadas eletrônicas como em um trecho da Avenida Calama? A finalidade não é organizar o trânsito, evitar o excesso de velocidade? É o fim da rosca...

Respigo
Sábado (28) acontecerá vacinação antirrábica em cães e gatos em Porto Velho, quando se comemora o Dia Mundial Contra a Raiva. A ação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e será realizada em cem pontos nas mais diversas regiões da capital +++ Na coluna de ontem (25) noticiamos, erroneamente, que à noite São Paulo e Botafogo, e Atlético Mineiro e Fluminense estariam disputando a classificação para o Brasileirão A. Erramos e estamos corrigindo +++ Os dois jogos foram válidos pela Libertadores. O Atlético se classificou (2x0) e o Botafogo também, mas na cobrança de pênaltis, após empate (1x1) no tempo normal +++ Hoje (26) o Flamengo enfrenta o Peñarol em Montevidéu a partir das 18h pelas quartas-de-final da Libertadores. No Maracanã o Flamengo perdeu (0x1) e precisa vencer por dois gols ou mais se classificar +++ Se vencer com diferença de um gol a classificação será nos pênaltis. Empate ou derrota classificará o Peñarol.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)