Ex-senador Expedito Júnior pode deixar PSDB e Hildon Chaves não disputa eleições 2022

7 de julho de 2021 323

Porto Velho, Rondônia - Uma reunião entre os principais caciques do PSDB de Rondônia ocorrida no último sábado, em Porto Velho, não descambou para vias de fato entre o ex-senador Expedito Junior e o vice-prefeito Maurício Carvalho porque o ex-senador civilizadamente optou em não reagir às provocações vernaculares do guri dos Carvalhos. Mas o entreveiro revelou um racha no ninho do tucano rondoniense.

DESFILIAÇÃO

Após a reunião, tucanos do bico afiado ouvidos pela coluna, garantiram que Expedito Junior está de malas prontas para cair fora do PSDB. Ele não confirmou nem desmentiu a desfiliação, embora nos bastidores do PSD, partido presidido pelo deputado federal e filho de Junior, Expedito Neto, a vaga a uma eventual candidatura ao Senado está garantida.
Caso seja confirmada a saída de Junior, o PSDB também perderá o deputado estadual Laerte Gomes, fiel aliado do ex-senador. Aliás, o deputado já deu início a conversações com o DEM, legenda pela qual pretende disputar mais um mandato no Legislativo Estadual. 

Já o prefeito da capital, Hildon Chaves, outro expoente dos tucanos, esteve na mesma reunião em que os Carvalhos se estranharam com Junior e na condição de tucano originariamente murista, assistiu o rapapé calado. 

No entanto, após os ânimos acalmados, reafirmou sua amizade pessoal ao ex-senador Expedito Junior. Por enquanto, o prefeito da capital não pretende deixar o ninho.
REVOADA
Uma eventual revoada do PSDB de filiados potencialmente bons de votos em direção ao PSD e DEM complica a reeleição da deputada federal Mariana Carvalho, visto que, pelas atuais regras, precisa de nomes eleitoralmente densos para que a legenda atinja o coeficiente eleitoral. Do contrário, será obrigada, mesmo contra vontade, de se aventurar numa candidatura majoritária.
MDB

Mesmo não integrando a administração municipal da capital o MDB, presidido pelo deputado Federal Lúcio Mosquini, convidou o prefeito Hildon Chaves à ingressar na legenda. 

O papo entre os dois, de acordo apuração da coluna, foi informal. Embora o convite fosse pra valer. Chaves agradeceu ao convite e adiantou que as eleições 2022 não estão 'ainda' em seu radar. 

Voltou a afirmar tem compromisso com a capital e qualquer mudança neste percurso político fica para momento mais apropriado. No entanto, a filiação em si não foi imediatamente descartada.

 

Fonte: ROBSON OLIVEIRA
RESENHA POLITICA (ROBSON OLIVEIRA)

Jornalista, Advogado e colaborador do www.quenoticias.com.br - contato: robsonoliveirapvh@hotmail.com