Expectativa de super-safra de grãos 2018/19, “briga” de autoridades desnecessária, Porto Velho terá mais 30 ônibus (velhos) no transporte coletivo urbano
Sucata – A informação que está nas redes sociais de Rondônia é que o Consórcio SIM, que responde pelo serviço de transporte coletivo urbano de Porto Velho, estaria recebendo ônibus suacateados de São Luiz, no Maranhão. É que a frota da capital maranhense está sendo 100% reformulada, climatizada e 30 dos ônibus, que estão inservíveis para Belém estariam vindo para atender o treansporte coletivo da capital de Rondônia. Se realmente for verdade demonstra que o transporte coletivo de Porto Velho continuará sendo precário e o povo usuário sendo tratado como mercadoria. Uma lástima.
“Briga” – A troca de “Notas Oficiais” da procuradora do Ministério Público de Contas, Érica Saldanha, que é esposa do deputado federal Leo Moraes (Podemos-RO), e o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), sobre a situação do processo licitatório para o transporte coletivo de capital, que é um dos piores do país é desnecessária. Como Hildon derrotou Léo Moraes na disputa pela prefeitura em 2016 e a procuradora Érica é esposa do deputado, Hildon vinculou o processo político eleitoral do próximo ano (eleições a prefeito e vereador), porque deverá disputar a reeleição e Leo certamente concorrerá a prefeito. Bom senso de ambos é o caminho para se tentar melhorar o transporte coletivo que atende (ou deveria) o povo trabalhador.
Super-Safra – O engenheiro agrônomo Robson Rizzon da Central Agrícola, em Vilhena, acentuou ao participar no programa “Campo e Lavoura” na Rede TV! apresentado pelo jornalista, José Luiz Alves, que a safra 2018/2019, de soja e milho na região do Cone Sul no Estado Rondônia apresentou resultados altamente satisfatórios. De acordo com Robson Rizzon, a soja fechou a colheita com 1,1 milhão de toneladas, o milho safrinha com 800 mil toneladas. Essa super-safra teve ajuda de São Pedro que mandou as chuvas no tempo certo.
Turismo Rural – Também no mesmo “Campo e Lavoura” o superintendente de Turismo no Estado de Rondônia, Gilvan José Ferreira Júnior, anunciou o lançamento de um projeto avançado para incentivar o turismo rural com objetivo de mostrar as belezas e riquezas naturais no campo, que podem gerar rendas nas propriedades rurais. Para ele, o turismo é uma “indústria sem chaminé que, ainda, não está sendo bem aproveitada neste estado”. E está coberto de razão.
Confirmadas – Os organizadores da 8ª Rondônia Rural Show, confirmam a presença de 10 missões estrangeiras no evento em Ji-Paraná de 22 a 25 de deste mês de maio com destaque para os Estados Unidos, China, Israel e Egito, nações que realizam negócios importantes com o Estado de Rondônia, principalmente na aquisição de carne, soja e milho. O secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani acredita que novas parcerias sejam concretizadas ampliando o leque do agronegócio.
Respigo
O PMDB e o PT são os partidos que mais foram prejudicados nas eleições gerais de 2018. Perdeu um grande espaço político no estados e também no Congresso Nacional +++ Em Rondônia o MDB reelegeu três deputados estaduais: Eurípedes Lebrão (São Francisco do Guaporé), Jean Oliveira (Alta Floresta) e Edson Martins Urupá). O partido não conseguiu emplacar nenhum nome novo e divide a maior bancada com o PRB, que tamb´[em tem três parlamentares na Ale: Alex Redano (Ariquemes), Jhony Paixão Ji-Paraná) e Alex Silva (São Miguel do Guaporé) +++ Jean Oliveira foi eleito líder do partido na Assembleia Legislativa. Jovem, mas experiente e já no terceiro mandato consecutivo, Jean será muito importante para a retomada do partido no Estado +++ Estamos praticamente na metade do mês de maio e, ainda chove cm regujlaridade em Porto Velho. O período já é de verão amazônico (seca), mas continua chovendo como na madrugada de hoje (13) que se prolongou até as primeiras horas da manhã +++ Hoje é o dia da Abolição dos Escravos, data que sempre era muito lembrada nas escolas, principalmente, em passado recente. Hoje o momento histórico passa como se não tivesse nenhuma importância na história do Brasil.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
