Expectativa pelos novos secretários de Estado, Pretz e Jurandir Oliveira no Podemos, Mari deixa Seagri para disputar vaga na Ale

7 de abril de 2018 625

Leite – Há mobilização no Estado, inclusive de políticos, para se restringir a entrada de leite em Rondônia oriundo do Mercosul. É uma posição das mais questionáveis, pois seria o mesmo, por exemplo, que impedir a exportação da carne de Rondônia. Não seria da maior importância fiscalizar e exigir que os laticínios, que são favorecidos com inúmeros benefícios fiscais paguem um preço de mercado regional pelo litro de leite in natura? Esta semana deputados denunciaram da tribuna da Ale que há laticínios “pagando por fora”. As autoridades deveria punir laticínios e produtores, pois ambos são sonegadores.

Secretários – O secretariado do vice-governador Daniel Pereira, governador a partir da tarde de hoje (6), com a posse no cargo de governador na Assembleia Legislativa (Ale) e em seguida a transmissão do cargo no Palácio Rio Madeira não será o atual. Vários cargos deverão ser ocupados por pessoas ligadas a Daniel Pereira, alguns prováveis já citados pela coluna. Outros por conveniência do governador Daniel, e alguns, porque disputarão cargos eletivos e terão que deixarem os cargos.

Secretariados II – Um dos secretários do ex-governador Confúcio, a titular da Secretaria de Estado da Agricultura-Seagri, Mari Braganhol, que tem como meta disputar vaga à Assembleia Legislativa já pediu exoneração. Mari está no PSB, tem domicílio em Ariquemes, onde já ocupou a pasta da Agricultura e da Ação Social do município com muito sucesso e é mais um nome expressivo para ocupar espaço na Ale. Hoje Ariquemes tem quatro deputados estaduais, todos são pré-candidatos à reeleição. Mari e o médico Valdemar Cavalcante, do PSD são dois nomes com amplo espaço popular para chegar a Ale.

DEM/Podemos – O ex-prefeito de Santa Luzia, que presidia a Associação Rondoniense dos Municípios-Arom, Jurandir de Oliveira é pré-candidato a deputado estadual. Ele já assinou ficha de filiação ao Podemos, presidido no Estado pelo deputado estadual Léo Moraes, pré-candidato a deputado federal. O coronel da reserva, Fernando Luiz Pretz também está na luta para ocupar uma vaga na Ale e está entre os mais novos filiados do DEM, que tem o deputado federal Marcos Rogério na presidência regional.

Testoni – O assunto estava sendo abordado em redes sociais de forma discreta, mas aumentou esta semana. Comenta-se que o ex-prefeito de Ouro Preto e ex-deputado estadual Alex Testoni, filiado ao PSD estaria disposto a disputar a sucessão estadual, que está trocando de mãos, hoje (6), de Confúcio Moura (MDB) para Daniel Pereira (PSB), até então, o vice. Testoni nunca negou que gostaria de governar o Estado e como administrador público deixou saudades em Ouro Preto.

Respigo

No cargo de Mari Braganhol, que pediu exoneração de titular da Seagri para disputar vaga de deputado estadual assumirá o atual adjunto, José Paulo. No cargo antes ocupado por José Paulo será empossada a ex-prefeita de Primavera do Oeste, Eloísa Helena +++ Esta semana está um clima de apreensão na Câmara Municipal de Porto Velho. Alguém assinou documento que não deveria e ultrapassou suas atribuições +++ Assinou o papel que deveria ter assinado e nota-se que há algo de estranho no ar. E também absoluta certeza, que não são aves e muito menos aviões +++ Nunca é demais lembrar, que a mudança de partido, ou filiação, para quem pretenda disputar as eleições deste ano termina hoje (6) à meia-noite. E há questionamentos no meio político se o ex-governador Confúcio Moura, que deixou o cargo hoje, realmente permanecerá no MDB, como disse publicamente na última terça-feira (3) +++ É que suas decisões, políticas, como ele mesmo disse na ocasião, são demoradas, “em cima da hora”. Como prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

RD POLITICA ( WC E REDAçãO)