Expedito, Mariana e Redano lideram enquete ao Senado, Japonês encabeça o segundo bloco, deputado Luizinho Goebel na Escola do Legislativo

3 de dezembro de 2021 91

Enquete – Mais de 3 mil leitores do site RONDONIA DINÂMICA participaram da enquete iniciada na terça-feira (30) às 9h e encerrada hoje (2), no mesmo horário. O RD apresentou dez nomes de políticos em condições de ocupar a única das três vagas ao Senado, que estará em jogo nas eleições de outubro do próximo. A deputada federal e presidente regional do PSDB foi a primeira colocada em 32% das intenções de votos, ex-senador Expedito Júnior (Sem Partido) 20% e o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Alex Redano (PRB-Ariquemes) na terceira colocação com 16%. São números consideráveis, todos com dois dígitos com destaque para Mariana.  

Enquete II – Surpreendeu as intenções de voto ao prefeito-reeleito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV), que ficou na quarta colocação à frente de políticos mais conhecidos no Estado e considerados bons de voto como os deputados federais Léo Moraes (5%), presidente regional do Podemos e Jaqueline Cassol (4%), que preside o diretório estadual do PP; ex-governador Daniel Pereira (4%), superintendente regional do Sebrae-RO e presidente do Solidariedade, ex-senadora Fátima Cleide (2%), do PT, e o ex-senador Valdir Raupp (1%), do MDB. Além da média boa de intenção de votos a Japonês, Valdir Raupp, que já foi o grande líder do MDB no Estado, ex-governador, demonstrou que não está “morto” politicamente. Como está afastado diretamente da política desde as eleições de 2018, quando não conseguiu o terceiro mandato de senador, 1% das intenções de voto é um parâmetro razoável.   

Festejos – Pertinente a decisão do conselheiro do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia, Wilber Coimbra recomendando aos gestores de nove municípios da região Central do Estado, para que avaliem criteriosamente a “realização ou financiamento de eventos comemorativos ou festejos em geral, incluindo Natal, Ano Novo e Carnaval”, devido a constatação de novos casos de covid-19. Também aumentou as internações. O novo momento levou Wilber a orientar os gestores públicos (prefeitos), pois documento da Agevisa (Agência Estadual de Vigilância Sanitária) informa, que 100% dos leitos de UTI estão ocupados nas macrorregiões de Cacoal e Ariquemes. O covid-19 está parcialmente controlado, não erradicado e o protocolo de segurança deve ser obedecido à risca, sob pena de as internações serem ampliadas e favorecendo o aumento nos óbitos.  

Visita - O deputado estadual Luizinho Goebel (PV-Vilhena), líder do governo na Assembleia Legislativa (Ale), esteve na manhã de hoje (2) visitando a Escola do Legislativo, que é mantida parlamentares. A sede da escola dos deputados, em Porto Velho são as antigas instalações da Ale, local onde Luizinho frequentou durante mais de três mandatos, do quarto que cumpre. Luizinho foi recebido pelo diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro e percorreu as instalações, mantendo contato com servidores, instrutores, diretores e alunos, que estavam em sala de aula. Amanhã (3) a escola encerrará as atividades pedagógicas do ano com a conclusão de cinco cursos e entrega do leite em pó, que é arrecadado no ato da inscrição, doados pelos alunos, a entidades beneficentes cadastradas na escola, que atendam crianças acima de um ano e a idosos.  

Covid-19 – Proporcionalmente Porto Velho, com população estimada em cerca de 540 mil habitantes apresenta os números mais baixos do Estado em óbitos e contaminação do covid-19. Apesar de boa parte dos pacientes contaminados, inclusive do Amazonas ser encaminhada à capital de Rondônia, o trabalho de vacinação da população demonstra, que apesar de a recusa de muitos incautos em receber a vacina, principalmente a segunda e terceira doses, a ação da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) é positiva. Nem mesmo a liberação do uso da máscara em locais públicos pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB), ato que posteriormente foi revisto e retornou a obrigatoriedade em razão de novo surto aumentou os casos.     

Respigo  

O bom trabalho realizado pelo prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) de recuperação e ampliação da malha asfáltica da capital é visível. A espessura elevada do asfalto e produto de qualidade são garantias que teremos vias plenamente transitáveis, durante muitos anos +++ Também são positivas as ações ligadas à sinalização, como faixas de pedestres e de motociclistas nos semáforos e identificação das lombadas, que estão recebendo pintura. A sinalização aérea está melhorando e, a espera é pela regulamentação de estacionamento na área central e nos dois pontos mais movimentados nas zonas Leste (avenida Amador dos Reis) e Sul (Jatuarana), onde estacionar é uma missão, quase impossível +++ As pesquisas eleitorais terão maior controle a partir de janeiro do próximo ano. É que 2022 é ano eleitoral e a publicação de pesquisas relacionadas às eleições somente com registro prévio no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com cinco dias de antecedência +++ Também quem contratou, valor e origem dos recursos usados para financiá-las, metodologia e período de realização, plano amostral, ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho e margem de erro. A publicação também envolve as redes sociais. 

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)