Falsa BBC anuncia guerra nuclear e público acredita

20 de abril de 2018 485

Uma conta de YouTube publicou, nos últimos dias, um vídeo em que um suposto jornalista da BBC anunciava o início de um conflito entre Rússia e Ocidente. Apesar de, no início da montagem publicada naquela plataforma, haver uma nota a alertar para o caráter fictício do conteúdo apresentado, as imagens correram no WhatsApp sem qualquer clarificação, o que levou vários utilizadores a ficarem "aparentemente convencidos de que (a notícia divulgada) era verdadeira", explicou a BBC, que diz ter recebido vários contactos por parte de espetadores "alarmados".

O vídeo, ainda disponível no YouTube, abria com a marca sonora da BBC e com a redação da estação como cenário, antes de um pivô surgir dentro de um estúdio a anunciar um "grave incidente entre a Rússia e a Nato". "Embora os detalhes sejam incertos, as primeiras informações indicam que um avião russo foi abatido por forças da NATO", dizia o suposto jornalista. À medida que a peça ia continuando, uma voz off explicava, por cima de imagens relativas ao tema, que navios de guerra russos estava a disparar contra alvos da aliança militar e que a Família Real britânica já tinha sido deslocada. Na transmissão, a população era aconselhada a permanecer em casa, tendo em conta o risco de irromper uma guerra nuclear à escala global.

À vista desatenta, a peça jornalística poderia parecer verdadeira mas um olhar clínico desmontaria facilmente a notícia: como explica a cadeia, o grafismo da BBC é usado no vídeo, mas com tipo de letra e layout muito diferentes.

"Se lhe enviarem um vídeo por WhatsApp que pareça pertencer a um grande órgão de comunicação e não tiver a certeza, procure pela notícia em causa no site da empresa. Neste momento, se estalasse uma guerra termonuclear e a BBC tivesse divulgado, é provável que a notícia tivesse sido noticiada no site e tivesse sido corroborada por outros órgãos", esclarece a cadeia, aconselhando os telespetadores a serem mais críticos na procura de informação.