FINALMENTE ASSANGE É LIBERTO DAS MASMORRAS ESTADUNIDENSES

27 de junho de 2024 61

 

Após 12 anos sendo perseguido pelo governo dos EUA, primeiro através de falsa acusação de agressão sexual, depois por acusações diretas do governo estadunidense, Julian Assange está livre e de volta a seu país natal, Austrália. Sua libertação ocorreu após se declarar culpado das acusações feitas pela justiça estadunidense durante audiência no tribunal de Saipan, ilha pertencente aos EUA e localizada no meio do oceano pacífico. 

Por óbvio, o reconhecimento de culpa só vem como resposta à chantagem sofrida por Assange que, após mais de uma década encarcerado na embaixada equatoriana em Londres e nas prisões inglesas, poderia vir a ser trancafiado pelo resto de sua vida na Terra da Liberdade. Semelhante a Galileu, que reconheceu seus crimes diante da ameaça de ser torturado e mesmo queimado vivo, o jornalista australiano reconhece sua culpa por titânica pressão do estado mais poderoso da história mundial. Em nada, portanto, anula sua luta pela verdade e pela dignidade. Ao contrário, saí da prisão tão íntegro quanto entrou, tendo demonstrado por todo esse tempo sua dignidade. 

Assange foi perseguido apenas e tão somente por revelar os nefandos crimes cometidos pelos EUA em suas guerras contra o terror. Através de suas publicações, feitas em colaboração com centenas de jornais ao redor do mundo, ele desnudou a hipocrisia e a violência do imperialismo ianque, sua crueldade e falta de humanidade. Por sua colaboração em prol da verdade e da justiça, Julian Assange será eternamente um dos maiores heróis da história e inspiração para todos os que lutam por um novo mundo. (por David Coelho)

Fonte: CELSO LUNGARETTI
A VISÃO DEMOCRÁTICA (POR CELSO LUNGARETTI )