França faz reunião de emergência após padre ser baleado em Lyon

1 de novembro de 2020 115

Um padre da igreja ortodoxa grega sofreu um atentado na tarde deste sábado (31), em Lyon, na França. De acordo com as informações da polícia, o padre em questão está em estado grave em um hospital.

Foram dois tiros de arma de fogo que atingiram o abdômen do padre. Tudo isso aconteceu no exato momento em que ele estava fechando a igreja. O homem que efetuou os dois disparos conseguiu fugir e a polícia ainda não o identificou.

Há dois dias, um ataque na frente de uma basílica de Notre Dame, em Nice, deixou três mortos. Entre as vítimas fatais, aliás, estava uma brasileira. O governo francês já afirmou que este ataque de Nice se tratou de um caso de terrorismo.

Mas ainda não está claro se o ataque contra esse padre de Lyon tem alguma relação com o de Nice. O que se sabe mesmo é que as autoridades ainda não descartaram essa possibilidade. Membros do governo marcaram uma reunião em Paris logo depois desse ataque.

De acordo com o jornal francês Le Figaro, o padre em questão se chama Nicolas K. Ele, aliás, tem três filhos. Algo que portanto pode acontecer na igreja ortodoxa da Grécia. Seja como for, essa informação do nome do padre ainda não passou por uma confirmação das autoridades francesas.

 

Além do padre

A França está em um estado máximo de alerta contra o terrorismo neste exato momento. Tudo começou porque o professor Samuel Paty apresentou uma caricatura de Maomé durante uma aula sobre liberdade de expressão nos arredores de Paris.

Apresentar representações de Maomé é uma heresia para os muçulmanos. Paty sofreu um esquartejamento logo depois disso. A população de países do Oriente Médio já está realizando um boicote contra produtos franceses.

A tensão continua.