Frango de padaria + Punhal da traição + Rocha e alianças + Falta oposição

22 de abril de 2021 196

Frango de padaria

Depois de pedir um milhão de dólares aos EUA para proteger a Amazônia, obrigação que já tem por dever constitucional, o ministro Ricardo Salles resolveu testar a paciência geral, inclusive a de John Kerry, representante para questões de clima e meio ambiente do presidente estadunidense, Joe Biden.

Ao comparar o Brasil a um cão faminto que observa uma padaria assando frangos, Salles faz pouco da seriedade que deveria ter na posição de ministro de uma nação soberana. Parece mais a oposição criticando a subserviência do governo aos interesses norte-americanos que a disposição de um representante de um governo soberano interessado em negociar os termos da participação do país frente a um dos três assuntos mais preocupantes do mundo, hoje, pois o problema do clima se equipara à pandemia e à crise econômica mundial no quadro dos grandes temores do planeta.

Não será surpresa se Kerry transmitir ao chefe Biden a impressão de que o Brasil não está levando a sério a prioridade climática. Praticamente às vésperas da Cúpula de Líderes sobre o clima, convocada pelos EUA para os dias 22 e 23, ao ignorar os apelos para castigar crimes ambientais, respeitar os governadores e ouvir os povos da floresta, Salles prefere o papel do aluno indisciplinado que ri no fundo da sala a ser o aluno “Caxias” disposto a fazer bem a lição de casa.

.............................................................

Punhal da traição

Caso seja configurada, como é especulado nos meios políticos, uma chapa DEM/PSDB em 2022 para governo, vice e Senado, pela primeira vez na vida o ex-senador Expedito Junior, que apunhalou (no sentido de traição política) tantos aliados durante sua vitoriosa trajetória, agora poderá ser o apunhalado. Vai experimentar a amarga experiência. Na chapa especulada nos meios políticos o senador Marcos Rogério seria o candidato ao governo, Mariana Carvalho a Vice e o prefeito Hildon Chaves ao Senado. Neste contexto, Expedito, indo para o PSD, seria descartado. Será?

Na Assembleia

Enquanto os terráqueos de Porto Velho estão dando milho aos pombos na região portuária do Cai N’Água, na Assembleia Legislativa é instalado o teatrinho para punir parlamentares faltosos, leia-se Lebrão (aquele das propinas) e Geraldo da Rondônia pelos escândalos praticados que vão desde assédio sexual até brigarada pelas boates da vida. Pensar que por muito menos o deputado Aelcio da TV, um dos deputados mais probos da atual legislatura foi cassado e está cedendo sua cadeira para o ex-petista Ribamar Araújo. Quanto as punições da Comissão de Ètica, o que se prevê são amenidades.

Rocha e alianças 

Sem dúvidas o governador Marcos Rocha derrapa na saúde, como o presidente Bolsonaro, mas em Rondônia os ex- governadores Ivo Cassol e Confúcio Moura foram reeleitos também derrapando na saúde, mas nem tanto como ocorre no combate ao Covid, onde nosso estado segue péssimo no ranking dos mais vacinados. No entanto, no campo político Marcos Rocha segue obtendo importantes adesões para seu projeto de reeleição, como a dos prefeitos de Jaru Joãozinho Gonçalves, Carla Redano de Ariquemes, Eduardo Japonês de Vilhena, todos bem avaliados na atual fornada de prefeitos.

Falta oposição

Se constata que não existe oposição em Rondônia, longe dos tempos quanto o então sindicalista Roberto Sobrinho colocava em marcha sua tropa de professores e profissionais da educação e os governantes municipais e estaduais tremiam nas bases, cercados em seus paços. Na capital, na Assembleia Legislativa o governador Marcos Rocha domesticou os deputados e tem ampla maioria na casa de leis. Na Câmara de Vereadores, a mesma coisa, o prefeito Hildon Chaves tem o controle absoluto do serpentário. Sem oposição, os mandatários vão governando sem serem molestados.

A revitalização

Finalmente teremos a revitalização das principais avenidas do centro histórico e das vias mais importantes dos centros comerciais da Jatuarana  (Zona Sul) e Amador dos Reis (Zona Leste). Esta projeção, uma solicitação dos comerciantes formulada pela Federação do Comércio, Câmara dos Diretores Lojistas e demais órgãos de representação d classe empresarial, vem desde a gestão do prefeito Mauro Nazif. Com os projetos finalizados e entregues é possível esperar que as obras finalmente sejam realizadas.

Via Direta

 

*** Mesmo com a pandemia, os grileiros de terras não ficaram quietos invadindo mais e mais terras indígenas e parques nacionais *** Como  resultado teremos aumento das queimadas a partir de maio na região de Rondônia, Mato Grosso, Amazonas onde o Ministério do Meio Ambiente  estaria protegendo fazendeiros, madeireiros,  grileiros e garimpeiros  *** A CPI do Covid promete rounds de combate entre os bolsonaristas e a oposição no Congresso *** O prefeito Hildon Chaves (PSDB) também estaria se articulando para uma disputa ao Senado, segmento igualmente congestionado nesta temporada *** O prédio que abrigava kengas dos políticos, nas imediações do CPA, está com vários apartamentos vazios. É a crise do covid atingindo até o segmento da profissão mais antiga do mundo.  

Fonte: CARLOS SPERANÇA
POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br